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Público-alvo de um restaurante: O que é e como defini-lo
Queres abrir um restaurante? Interessa-te o setor da restauração? Além de saber quanto custa abrir um restaurante em Portugal,

é essencial ter claros outros aspetos, como o público-alvo. Mas sabes qual é o público-alvo de um restaurante?Neste artigo, explicamos em que consiste e como defini-lo.

O que é o público-alvo de um restaurante?

O público-alvo refere-se ao grupo de pessoas, diferenciadas pelas suas características, desejos e necessidades, que utilizam um produto ou serviço – neste caso, o restaurante.
Dessa forma, esse público pode ser segmentado com base em vários aspetos, como a idade, o género e o nível socioeconómico, mas também de acordo com os seus interesses e preocupações.

Uma informação imprescindível para qualquer marca, incluindo um restaurante, pois permite saber com total exatidão a quem se dirige.

Porque é importante definir o teu público-alvo?

Definir o teu público-alvo é muito mais importante do que possas imaginar. Não se trata apenas de oferecer um serviço personalizado e garantir uma maior satisfação dos clientes. Vejamos alguns pontos-chave:

?Reduzir os custos em publicidade e marketing: Ao conheceres o teu público-alvo, podes otimizar as estratégias, investindo com maior eficácia e obtendo melhores resultados.

?Definir os canais de comunicação: Saber onde está o teu público ajuda-te a escolher os melhores meios para chegar até ele. E não falamos apenas de redes sociais, mas também de plataformas como o Google Maps ou sites de avaliações como o TripAdvisor.

?Melhorar o engagement e a fidelização: Quanto melhor conheceres o teu público, mais facilmente conseguirás satisfazê-lo e fidelizá-lo..

Como identificar o público-alvo de um restaurante

Como saber quem são os clientes potenciais do teu restaurante? É essencial reunir essa informação. Para isso, deves analisar o teu cliente ideal e conhecê-lo ao máximo – entender como pensa, onde se movimenta, que idade tem, entre outros aspetos. Para tal, é necessário realizar diferentes tipos de análise:
Análise demográfica

Obter dados como idade, género e nível socioeconómico dos teus clientes. Saber se têm estudos, qual o seu poder de compra, entre outras informações relevantes.

Análise geográfica

A localização do teu restaurante é um fator determinante. Não é o mesmo abrir um restaurante num centro comercial ou numa zona empresarial. O perfil e as necessidades dos clientes podem ser completamente diferentes.

Análise psicográfica

Além da comida, é importante perceber os estilos de vida e os interesses dos teus clientes. O que valorizam? Que tipo de experiências procuram? Estes fatores podem ser decisivos para definir o conceito do teu restaurante.

Como podes conhecer o teu cliente ideal?

Se queres segmentar o mercado do teu restaurante com sucesso, é essencial seguir estes três passos:

?Fazer inquéritos e questionários: Um questionário breve e direto é um método quantitativo e qualitativo que te permite obter informações detalhadas sobre os clientes.
?Analisar as redes sociais: As redes são uma fonte valiosa de informação e fazem parte da tua estratégia de marketing. Através delas, podes perceber quais os pratos que geram mais interações, a faixa etária do teu público e que tipo de conteúdo mais o atrai.

?Estudar a concorrência: Fundamental. Para saber qual é o público-alvo do teu restaurante, tens de conhecer a tua concorrência direta. O que oferecem, a que preços, onde operam e o que faz com que tenham sucesso.

Análise e criação de perfis do teu público-alvo

É essencial conhecer o segmento de mercado do teu restaurante, pois dentro de um único público-alvo, podem existir diferentes perfis de clientes.

No teu restaurante, podes encontrar um grande grupo de pessoas com características distintas: desde famílias a casais jovens, passando por trabalhadores.
Por isso, é tão importante ter em conta o público-alvo como um todo, sem deixar ninguém de fora!

A importância dos mapas de empatia

Um elemento essencial na criação de marca e no estudo do público-alvo é o mapa de empatia. Trata-se de uma representação visual das sensações que o cliente tem em relação ao teu restaurante, ao teu produto ou ao teu serviço.

Dessa forma, analisas aspetos como o conforto, o ambiente, a qualidade da comida e a experiência geral.

Fazer este exercício é fundamental, pois permite-te colocar-te no lugar do cliente e proporcionar-lhe uma experiência muito mais personalizada e envolvente.

Criação do buyer persona
Além disso, ao abrir um restaurante, é interessante criar um buyer persona. Ou seja, dar um nome e uma identidade ao teu cliente ideal.

Um exemplo de buyer persona para um restaurante Estrela Michelin seria:

?Nombre: Maria
?Apelido: Cruz
?Idade: 35
?Estado civil: Casada
?Profissão: Professora universitária
?Interesses: Gosta de viajar, ir a exposições, apreciar boa gastronomia e acompanhar todas as tendências
?Redes sociais: Instagram


Aplica os teus conhecimentos à estratégia de marketing do teu restaurante
O marketing para restaurantes é essencial para acertares na comunicação com o teu público-alvo. E, por incrível que pareça, graças a uma boa estratégia de marketing, podes conseguir:

?Personalizar o menu: O marketing ajuda-te a criar um menu adaptado ao teu público. Se o teu restaurante for familiar, pode ser interessante ter um menu infantil. Se o teu público valoriza a sustentabilidade, incluir produtos de quilómetro zero ou opções veganas pode ser uma excelente aposta.

?Utilizar os canais de comunicação com eficácia: É fundamental saber onde está o teu público, tanto online como offline. Se o teu público tem 20 anos, o TikTok pode ser o canal ideal. Se estiver na faixa dos 50, talvez seja mais eficaz investir noutras redes sociais ou até em meios de comunicação tradicionais.

?Otimizar as ações de marketing para este público: Desde campanhas pagas a estratégias de SEO, o marketing é um grande aliado para conhecer melhor o teu público e atrair mais clientes para o teu restaurante.

Exemplos práticos de públicos-alvo para restaurantes
Vejamos alguns exemplos de públicos-alvo de acordo com o tipo de restaurante:
Restaurante vegano

O público deste tipo de restaurante tem entre 20 e 40 anos e preocupa-se com questões sociais e ambientais. São clientes que valorizam uma alimentação saudável e consciente, e geralmente visitam o espaço em grupo ou em casal.
Restaurante de alta cozinha

O público de um restaurante de alta gastronomia tem entre 35 e 60 anos, apresenta um alto poder económico e aprecia a boa vida. São pessoas que gostam de viajar, frequentar exposições e eventos culturais, como o teatro. Costumam jantar fora em grupo ou a dois.
Restaurante familiar

Aqui, o público divide-se entre dois segmentos: adultos e crianças. Os adultos são os pais que levam os filhos ao restaurante, procurando um espaço confortável para toda a família. O nível socioeconómico é mais acessível do que no caso da alta gastronomia, e o fator principal para a escolha do restaurante é a possibilidade de acomodar todas as idades.
Erros comuns ao definir o público-alvo do teu restaurante
Evita estes erros ao definir o teu público-alvo:

?Assumir que todos os clientes são iguais – Dentro de um mesmo público-alvo, existem várias necessidades e preferências. Num restaurante familiar, por exemplo, as expectativas de um pai não são as mesmas que as de uma criança de 8 anos.

?Ignorar a importância da localização – O local onde está o teu restaurante influencia diretamente o tipo de clientes que vais atrair. Um restaurante no centro da cidade tem um público muito diferente de um restaurante num parque empresarial ou num bairro residencial.

?Não atualizar a estratégia de marketing – O comportamento do consumidor está sempre a mudar. É essencial manteres-te atualizado sobre as tendências e ajustares a tua estratégia regularmente. Pergunta-te: os teus pais, quando tinham a tua idade, tinham os mesmos interesses que tu? Provavelmente não.

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Nós conhecemos bem o nosso público-alvo – e o teu futuro público! O segredo está em mantermos um contacto contínuo com os nossos clientes, garantindo-lhes uma experiência única que os faz querer voltar.

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