MELOM e Querido Mudei a Casa Obras apostam na Formação para melhorar a profissionalização dos setores da construção e reabilitação urbana
|
•Rede com cerca de 1.600 profissionais entre sede, unidades franchisadas e parceiros externos;
•Mais de 250 colaboradores presentes em ações de formação em 2024;
•Estão previstas 14 ações em 2025 e esperados mais de 500 formandos;
•Formações nas áreas de Gestão de Negócio e Formações Técnicas do Sector.
O setor da construção em Portugal enfrenta em 2025 um grande conjunto de desafios, sendo a escassez de mão de obra qualificada e retenção de talento, dois dos seus maiores constrangimentos. Para fazer face a esta questão, a rede MELOM/Querido Mudei a Casa Obras (QMACO), atual líder no setor de obras residenciais no nosso país, desenvolveu um Plano Anual de Formação que visa preparar os seus colaboradores para todos os desafios que possam vir a encontrar. Em 2024 foram realizadas sete formações, onde estiveram presentes mais de 250 colaboradores. Prevê-se que em 2025 sejam realizadas 14 novas ações. A primeira formação, sobre Gestão Financeira, decorreu em Sintra e Vila Nova de Gaia, e contou com um total de 70 formandos.
A rede MELOM/QMACO conta atualmente com perto de 600 profissionais que colaboram diretamente com a marca, e com a parceria de mais de 200 empresas subempreiteiras, com aproximadamente 1.000 funcionários, o que representa um total de cerca de 1.600 profissionais. Para este conjunto de pessoas foi criado um Plano Anual de Formação. As formações, na sua maioria, decorrem na sede em Sintra ou nas instalações de Vila Nova de Gaia. Os cursos são lecionados e coordenados por equipas internas e por especialistas externos, de várias áreas, que são convidados para enriquecer o conhecimento dos trabalhadores de cada unidade franchisada. As formações previstas dividem-se em duas áreas, na Gestão de Negócio e na componente Técnica. Na área de Gestão estão previstas formações de Gestão Financeira, Marketing, Redes Sociais e Gestão Comercial. Na Área Técnica estão previstas formações de novos materiais e novas técnicas de construção/reabilitação. Estas iniciativas visam ainda fortalecer o vínculo entre as unidades, promovendo o alinhamento cultural e estratégico em toda a rede.
“As principais vantagens destas formações passam por aprofundar o conhecimento sobre as mais recentes práticas e novos materiais na construção, mas sobretudo dar valências na área da gestão aos nossos franchisados. A maior parte do setor da construção tem excelentes profissionais na área técnica, mas na área da gestão apresenta dificuldades e o nosso objetivo passa por também ajudar nesta área. Temos um Plano Anual de Formação definido que engloba várias disciplinas relacionadas com a nossa atividade profissional, mas também encorajamos as nossas equipas a procurarem outras formações, de cariz técnico ou não, em entidades certificadas externas. No fim todos ficamos a ganhar”. Comenta Catarina Crespo, responsável de Marketing da rede MELOM/QMACO.
Para se ter sucesso neste setor não é necessário ter experiência ou um passado na área da construção, ou da reabilitação. Atualmente cerca de 60% dos franchisados da rede MELOM/QMACO têm experiência na área da construção, tendo a maior parte formação académica em engenharia ou arquitetura. Os restantes vêm das mais variadas disciplinas, desde a gestão, ciências, artes, etc. “O importante é o compromisso e o gosto que têm pelo setor. Aquilo que sentimos é o seguinte: os empresários que compreendem que este é um negócio como qualquer outro, em que se tem de trabalhar mais do que apenas a parte técnica, com uma aposta forte no marketing, na gestão e manter um foco constante no cliente, conseguem criar grandes negócios. Os profissionais que estão apenas interessados na obra vão subsistindo, mas não conseguem atingir tanto sucesso.” Conclui Catarina Crespo.
A MELOM e o Querido Mudei a Casa Obras são marcas de referência em território nacional, com mais de 15 anos de experiência e premiadas em várias áreas. Associar-se à rede MELOM é um processo simples e rápido, com a ajuda de um departamento de expansão, que está sempre disponível para esclarecer e reunir com os potenciais franchisados. As marcas asseguram, igualmente, um processo de integração com apoio constante da equipa de operações, bem como acesso a várias formações técnicas e de gestão que ajudarão todos a integrar as melhoras práticas no seu negócio.
Para dar o primeiro passo basta entrar em contacto com o Departamento de Expansão através do site: https://melom.pt/franchising
Veja o perfil dessa franquia
|
|