Entrevista ao Diretor da 2easy - rede imobiliária, Sr. Carlos Camacho
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- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V/Marca no ano de 2020?
-Apesar do abrandamento causado pela pandemia Covid-19, contamos atingir as 30 unidades franqueadas até ao final do ano. O mercado mudou, alterando-se significativamente, logo temos também que nos adaptar a esta nova realidade e acompanhar as tendências de mercado, ajustando a nossa trajetória de crescimento.
- De que forma a conjuntura económica actual está a afectar o desenvolvimento e expansão da empresa?
Existe uma apreensão geral no que concerne ao desenvolvimento do mercado imobiliário. Adiaram-se decisões, investimentos e vontade de fazer também. Tivemos situações de impasse no fecho mas também outras que foram aceleradas pela oportunidade atual de inovar e fazer diferente. Duma coisa temos a certeza: O mercado não parou e não vai parar. Continuamos a vender casas, a fazer Intermediação de crédito, a estar cada vez mais presentes na vida de quem quer comprar ou vender um imóvel. Agora mais do que nunca já que é absolutamente necessária a presença de um bom profissional, também numa perspetiva de impor regras de segurança e higiene absolutamente necessárias nesta fase.
- Qual é a chave para o sucesso da V/Marca?
-Relação transparente, franca, aberta com todos. Uma politica de não-lucro com a formação e com os fornecedores em geral. O acesso a ferramentas imprescindíveis para um bom desempenho profissional no dia-a-dia dos consultores e diretores da 2easy. Tudo isto por um valor justo, proporcionando uma relação win-win.
- Que investimento requer a vossa marca?
-Nesta fase pós covid, adotámos uma linha ajustada à atual realidade de mercado, criando uma estrutura ultra-leve, visando novos empreendedores e profissionais do setor cuja principal foco esteja num projeto com liberdade, autonomia e rentabilidade asseguradas. Um baixo investimento, mas com elevado sentido de compromisso, são ingredientes fantásticos para encontrar pessoas cujo sucesso será de elevada probabilidade.
- Qual é o perfil do franchisado que procura a V/Marca?
- Temos quatro, basicamente. Pessoas com espírito empreendedor que passaram parte da sua vida a seguir ordens de alguém e estão cansados dessa situação. Foram despedidos ou negociaram saídas dos empregos e decidiram mandar em si próprios e na sua vida profissional, através de um negócio próprio sustentado num modelo com risco calculado. Outros que têm negócios de investimento imobiliário e perceberam que a mediação é uma excelente fonte de potenciais contactos para boas compras e vendas. Também agências de mediação que, cansadas de estarem sozinhas, juntam-se a uma estrutura maior que lhes proporciona um upgrade neste mercado muito competitivo, com novas ferramentas e maior visibilidade. Finalmente Consultores Imobiliários, Diretores Comerciais e Team-Leaders em equipas de mediação imobiliária que decidem fazer um upgrade á sua carreira e ter a sua própria Agência, indo buscar mais liberdade, mais autonomia e também, sobretudo, mais rentabilidade, já que a comissão fica praticamente por inteiro nas suas mãos.
- O que oferece a sua marca ao franchisado?
Um negócio pronto a funcionar de imediato, sem tempos perdidos na preparação e contratação de serviços. A Estrutura já montada com Marca, Plataforma de Formação, Inovação, Marketing, Acompanhamento, Intermediação de Crédito, Premiação, Reconhecimento, Know-How na Gestão de Agência, Ferramentas de CRM, Ferramentas de Meta Search, Design Personalizado, entre outros. Salientaria, porque cada caso é um caso e requer personalização de atendimento, a Equipa dedicada disponível para responder a todas as perguntas que surgem no dia-a-dia de uma Agência de Mediação Imobiliária.
- Que elementos diferenciam a V/Marca dos restantes franchising do sector?
- Sempre disponíveis para ajudar no dia-a-dia e permanente inovação. Um pequeno exemplo: Nesta fase muito se fala do Zoom e das formações Online. Já trabalhamos com o Zoom em formações online há mais de dois anos! Para nós não foi novidade. Já lá estávamos. Outro exemplo: A plataforma de formação que temos desde 2019. Quando entra, os novos consultores têm acesso, de imediato, a uma série de formações online que poderão ter onde quiserem, com quem quiserem e quando lhes for mais conveniente. É Online e está sempre disponível.
- Qual a situação do mercado de franchising deste sector?
- Devido ao crescente aumento da procura de imóveis em Portugal, o mercado revelou-se atraente para muitos empresários. Os franchisings imobiliários são bastante disputados e concorridos, já que estamos a falar de um negócio que mexe com muitos milhões e qualquer operação bem sucedida poder-se-á transformar numa comissão de vários milhares de euros. É atrativo e gera grandes negócios.
- Qual a sua opinião sobre os investimentos em publicidade? Considera-os uma via importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?
- Temos que nos dar a conhecer, sob pena de termos um bom produto, um bom serviço, uma mais-valia substancial para o potencial cliente e ele não nos conhecer. A publicidade é importante, sem dúvida.
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