Diretora da MELOM Projetos, Apresenta Artigo Sobre Inteligência Artificial e Gramáticas da Forma em Tóquio
|
•A conferência CEAC 2025 reúne especialistas globais para discutir as mais recentes inovações e tendências na engenharia civil e arquitetura;
•Gramáticas da Forma e a Inteligência Artificial podem revolucionar o design arquitetónico e urbano, oferecendo soluções mais precisas e adaptáveis.
A arquiteta Célia Maia, Diretora da MELOM Projetos, Departamento de Arquitetura da MELOM Portugal, vai estar presente na 5ª edição da conferência internacional Civil Engineering and Architecture (CEAC 2025), que terá lugar de 28 a 31 de março em Tóquio (Japão). No evento, Célia Maia, apresentará um trabalho de investigação inovador sobre a utilização das Gramáticas da Forma e da Inteligência Artificial (IA) na arquitetura e urbanismo. O artigo "Shapes Grammar in Artificial Intelligence: an Analytical Model in Architecture and Urbanism" será apresentado no dia 30, na Sessão Especial III: AI, Advanced Tools and Architecture, e surge com o objetivo de explorar novas metodologias de projeto que integram tecnologia, design e inovação.
O estudo "Shapes Grammar in Artificial Intelligence: an Analytical Model in Architecture and Urbanism" é também elaborado em coautoria com o arquiteto Décio Ferreira, e aborda como as Gramáticas da Forma, sistemas baseados em regras que permitem a transformação e adaptação de formas no design arquitetónico, podem ser potencializadas pela Modelação da Informação da Construção (BIM) e pela Inteligência Artificial (IA). Estas ferramentas têm o poder de otimizar a criação de formas e espaços, aumentando a precisão, flexibilidade e sustentabilidade dos projetos. Ao combinar as gramáticas com o poder computacional, é possível desenhar soluções mais ágeis, adaptáveis e inovadoras. Esta abordagem tem ainda o potencial para transformando o formato como os arquitetos e urbanistas abordam os desafios do design e do planeamento urbano.
As Gramáticas da Forma oferecem um novo paradigma no projeto arquitetónico, permitindo variações em função, material, estética e construção através de regras computacionais. O BIM, por sua vez, amplifica esse potencial ao introduzir um nível de detalhamento e precisão nas representações digitais, o que facilita a execução de projetos mais complexos e funcionalmente otimizados desde a fase de conceção. A integração da Inteligência Artificial, por meio de Machine Learning (ML), pode ainda otimizar a análise de dados e identificar padrões de design, tornando o processo de projeto mais eficiente e adaptável às necessidades reais de cada projeto.
“Este estudo e a sua apresentação na CEAC 2025 não só reforçam a posição e currículo da arquiteta Célia Maia, como também posicionam a MELOM na vanguarda da inovação no setor da arquitetura. A integração da IA e das gramáticas no fluxo de trabalho deste mercado pode gerar novas oportunidades de colaboração, abrir portas para projetos desafiadores e promover uma diferenciação competitiva crucial numa área cada vez mais voltado para a inovação tecnológica.” Comenta, Catarina Crespo, da Direção de Marketing da MELOM.
Civil Engineering and Architecture Conference
A 5.ª Conferência Internacional Civil Engineering and Architecture Conference (CEAC 2025) é um evento académico de grande relevância na área da engenharia civil e da arquitetura, que visa a reunião de profissionais, investigadores e especialistas de todo o mundo para discutir as tendências mais recentes, inovações tecnológicas e desafios enfrentados no campo da construção e do design arquitetónico.
A iniciativa inclui apresentações de trabalhos, discussões sobre novas metodologias de design, tendências tecnológicas (como Inteligência Artificial, BIM, sustentabilidade, etc.), e outras áreas de interesse para a indústria. A CEAC é uma oportunidade para todos os participantes partilharem experiências, estabelecerem parcerias, e explorarem o futuro da engenharia civil e da arquitetura.
BIO Célia Maia
Arquiteta, Mestre em Arquitetura e Pós-graduada em Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade pela FAUL (2012).
Diretora da MELOM Projetos, Departamento de Arquitetura da MELOM Portugal.
Escreveu e publicou o livro "Fernão Simões de Carvalho, arquitecto e urbanista" (Caleidoscópio, 2019).
Foi professora no ISEC Lisboa, nas Licenciaturas de Engenharia da Reabilitação e Construção, Energias Renováveis e Ambiente, Engenharia Civil e Mecânica e Design e Produção Gráfica, nas Unidades Curriculares de Desenho Técnico, Arquitetura, História do Património e Planeamento Urbano.
Orientou Teses de Licenciatura e participou como arguente de dissertações de Mestrado.
Iniciou a sua atividade em 2010, participando de concursos públicos nacionais e internacionais. Fez parte de equipas de coordenação e fiscalização de obras públicas e privadas. Atualmente, dedica-se ao Projeto de Arquitetura e ao acompanhamento, gestão e fiscalização de obras.
Sócia fundadora da Autêntico e Regular.
Diretora Executiva e Criativa da BeCraft, assumindo a coordenação de projetos e obras.
Vogal do Conselho Diretivo da SRLVT da Ordem dos Arquitetos.
Veja o perfil dessa franquia
|
|