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11 estratégias para fidelizar os clientes de um restaurante
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Se também não sabe como investir num restaurante rentável, explicamos-lhe que a chave é conseguir clientes fiéis, um público que queira continuar a voltar ao nosso restaurante. Para isso, é necessário implementar diferentes estratégias de fidelização de clientes. Neste post, mostramos-lhe até 11.

A fidelização dos clientes é fundamental para o sucesso de um restaurante.

A fidelização dos clientes é o nome dado ao processo de estabelecer uma relação duradoura com os clientes actuais do nosso restaurante. Isto significa não só manter os clientes, mas também aumentá-los, atraindo novos clientes.

A fidelização dos clientes é essencial. A fidelização dos clientes tem muitas vantagens:

Saber que os seus clientes vão querer repetir e regressar às suas instalações.
Reforçar a sua imagem de marca.

Estes clientes fiéis tornam-se embaixadores da sua marca (e de graça!).
Obter novos clientes.

E, claro, é um motivo de orgulho por um trabalho bem feito.


Como fidelizar os clientes de um restaurante?

Agora que já sabe o que é a fidelização do cliente e porquê, vejamos que acções de fidelização podemos levar a cabo no nosso restaurante.

1. Obter o máximo de conforto com a decoração e o ambiente.

Porque a comida não é tudo. Os restaurantes actuais oferecem uma experiência completa de fidelização do cliente. Por esta razão, o ambiente também deve ser cuidado. Ou seja, o local onde se vai saborear estas iguarias. Assim, outros aspectos a ter em conta são: a decoração, o conforto dos assentos, a iluminação e até a música que será tocada ao fundo.

2. Oferecer um serviço impecável aos clientes do seu restaurante.

Melhorar o serviço e a atenção ao cliente nos restaurantes é essencial para a fidelização dos clientes. Para isso, é necessário dispor de um serviço extraordinário: empregados de sala e de cozinha que, para além do profissionalismo, sejam simpáticos e deixem os clientes satisfeitos. Para isso, é essencial prestar um serviço personalizado e, assim, garantir que os clientes fiquem satisfeitos e queiram voltar.

3. Utilizar as redes sociais para fidelizar os clientes

Outra estratégia para fidelizar os clientes de um restaurante é promover a imagem do seu restaurante através da Internet, bem como nos perfis das redes sociais. Desta forma, não só o boca a boca nos ajudará a fidelizar, mas também o online.

Por exemplo, nas redes sociais, podemos oferecer aos nossos seguidores benefícios exclusivos, como os clássicos sorteios de prémios. Além disso, desta forma, conseguiremos uma relação direta com o público-alvo do restaurante. Outro canal de comunicação.

4. Formar o seu pessoal para um melhor serviço ao cliente

Quando se trata de questões sobre como gerir corretamente um restaurante ou como fidelizar os clientes num restaurante, a nossa resposta é clara: com a formação do seu pessoal. A sua equipa tem de ser profissional para proporcionar uma experiência agradável e, para isso, tem de ser especializada. Não nos referimos apenas a receber pedidos rapidamente ou a servir vários pratos numa só mão, mas também a ter conhecimentos sobre alergias e intolerâncias, bem como a resolver possíveis conflitos.

5. Organizar eventos especiais

A fidelização dos clientes no sector da restauração passa também pela oferta de serviços especiais nas nossas instalações. É o caso da organização de eventos. E não nos referimos apenas à capacidade de gerir banquetes de casamento, mas também de criar eventos gastronómicos nas nossas próprias instalações: época das trufas, cozinha zero quilómetros, comida internacional, etc.



6. Estratégias de fidelização? Mantenha a sua base de dados de clientes actualizada

Outro exemplo de fidelização de clientes em restaurantes é ter uma base de dados de clientes constantemente actualizada que possa ser utilizada para acções reais. Por outras palavras: obter uma ferramenta informativa que nos ajude eficazmente na gestão do restaurante. Desta forma, obteremos informações que serão de grande utilidade, como o número de pedidos, os pratos mais selecionados, as alergias e intolerâncias mais comuns, as visitas diárias, etc.

7. Criar um clube de membros VIP para fidelizar os clientes habituais.

Os programas de fidelização são outra estratégia eficaz de fidelização de clientes. Assim, o clássico clube de clientes VIP constitui um incentivo para o fazer, oferecendo descontos exclusivos, promoções ou mesmo eventos.

8. Ter em conta as opiniões dos seus clientes

Para fidelizar os clientes de um restaurante, é necessário trabalhar a sua reputação online. Assim, é essencial responder a todas as críticas no perfil Google My Business, bem como noutros diretórios como o TripAdvisor, por exemplo. Boas críticas são sinónimo de recompensas para o seu negócio. Por isso, é tão importante não as ignorar.

9. Não se esqueça de partilhar a rede Wi-Fi gratuita

É difícil de acreditar, mas estas coisas fazem a diferença. Além disso, não é apenas uma questão de conforto, oferecer aos clientes ligação gratuita à Internet pode atrair outro tipo de público: os teletrabalhadores. Mais uma forma de prestar um melhor serviço ao nosso público.

10. Oferecer diferentes opções de reserva

Facilite a vida aos seus clientes para que possam reservar a sua mesa da forma que preferirem: através da Web, de uma aplicação ou por telefone, a forma tradicional.

11. Oferecee encomendas online e para levar para casa para experiências únicas

Finalmente, outra forma de fidelizar os clientes de um restaurante é oferecer este serviço de take away. Por outras palavras, levar o pedido para casa ou oferecer também a possibilidade de levantar o pedido no restaurante.



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