Franchising com crescimento "recorde" de quase 30% em Portugal em 2023
|
Faturação atingiu 22 mil milhões de euros no ano passado, com os serviços a serem responsáveis por 57% do setor, seguindo-se o comércio e a restauração.
•
•
O volume de negócios do "franchising" em Portugal atingiu 22 mil milhões de euros no ano passado, depois de um crescimento "recorde" de 29,41%.
Segundo dados da Associação Portuguesa de Franchising (APF), além da subida da faturação, 2023 ficou marcado também pelo aumento de marcas a operar em Portugal de 518 para 542.
Em 2023, o "franchising" foi responsável por 8,3% do Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal - contra 7,23% em 2022 - e representava 185.423 postos de trabalho (+4,78%).
"Franchising" em Portugal gera 11 mil milhões e absorve 161 mil postos de trabalho
"O crescimento do franchising tem um impacto significativo na economia nacional. Além disso, o aumento da faturação e a criação de empregos reforçam o consumo interno, gerando dinamismo em setores como serviços e retalho, que impulsionam o crescimento do PIB e fortalecem a posição de Portugal no cenário económico global, especialmente em áreas como o turismo e comércio", diz a secretária-geral da APF, Cristina Matos, citada na mesma nota enviada às redações.
Os serviços correspondem a 57% do total de marcas, seguido pelo comércio, com 25%, e a restauração, com 18%.
As franquias com investimento até 50 mil euros foram as que mais cresceram em 2023, correspondendo a 71% do setor. De acordo com a Associação Portuguesa de Franchising, os segmentos de restauração e "fast food" lideram com 9,62% do total de marcas, seguidos por comércio especializado (8,27%) e retalho de moda, calçado e acessórios (7,88%).
"A estrutura do franchising em Portugal mantém-se estável, com os serviços liderando o setor e o comércio e a restauração a seguirem. No entanto, o crescimento tem estimulado o aumento de franquias de baixo investimento, até 50 mil euros, permitindo maior acessibilidade a Pequenas e Médias Empresas (PME), o que diversifica e solidifica ainda mais a estrutura do franchising no país, aumentando a competitividade e a inovação nos modelos de negócios", reforça a mesma responsável.
Os dados relativos ao desempenho da atividade são divulgados nas vésperas da Expofranchise, descrita como "a maior feira do setor na Península Ibérica", que vai decorrer nos dias 18 e 19. No certame vão marcar presença, segundo a organização, cerca de 50 marcas das mais diferentes áreas.
Fonte: jornaldenegocios.pt – 09/10/2024
|
|