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Entrevista ao Business Development Director - Bike Zone - António José Trabulo
Quais são os atributos essenciais da potencialidade da vossa marca?
A Bike Zone é a rede líder de lojas especializadas em ciclismo e mobilidade suave em Portugal, oferecendo uma ampla variedade de bicicletas, componentes e acessórios. Temos mais de 25 anos de experiência no mercado. A Bike Zone beneficia de uma reputação sólida, reconhecida pela forte presença no terreno e apoio a atletas. Desde cedo a Bike Zone afirmou-se como um conceito inovador, ambicioso e “cheio de pedal” para potenciar o ciclismo e a utilização da bicicleta.


A nossa força está no conhecimento especializado do nosso staff, na oferta de marcas de bicicletas premium e na excelência do atendimento ao cliente. Outro atributo essencial é a nossa capacidade de acompanhar as tendências do mercado de mobilidade sustentável, oferecendo desde bicicletas de marcas de referência até acessórios inovadores. A confiança que conquistámos com os nossos Clientes, Parceiros e Fornecedores é o que nos permite crescer e solidificar a nossa marca, como líder neste segmento.

Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a Bike Zone no próximo triénio?

A nossa estratégia inclui uma forte aposta na expansão seletiva de lojas físicas muito no setor premium, numa primeira fase a nível nacional, focando a abertura em novas localizações estratégicas. Pretendemos incrementar a experiência do cliente, com uma abordagem omnicanal, que unirá o atendimento online e presencial, proporcionando um serviço mais ágil e personalizado. Estamos focados no desenvolvimento do nosso conceito de lojas, em tipologias que se adaptem ao perfil do futuro parceiro, bem como à localização e densidade populacional da futura concessão. As nossas localizações estratégicas ou prioritárias estão já definidas, mas haverá abertura para considerar outras zonas, conforme e como foi dito, mediante a tipologia e perfil do nosso parceiro. Além disso, estamos comprometidos em continuar a oferecer produtos de alta qualidade e serviços de excelência, mantendo sempre um olhar atento às tendências e inovações do setor.
Neste momento a Bike Zone, tem uma abrangência Nacional com 14 Lojas nas principais cidades (Portugal Continental e Ilhas) e temos como objetivo de duplicar este número até final de 2027.

Qual foi a posição adotada para manter a sustentabilidade do seu negócio?

Mantemos a sustentabilidade do nosso negócio adotando práticas mais eficientes em termos de operação, como a gestão mais inteligente de inventário para evitar excesso de stock e reduzir desperdícios. Também procuramos parcerias com fornecedores que compartilhem o nosso compromisso com a sustentabilidade.

Que elementos diferenciam a Bike Zone dos restantes operadores do setor?

O que nos diferencia é o nível de personalização do atendimento e a nossa oferta de bicicletas de marcas de referência em cada setor. Cada loja oferece uma experiência de compra única, com consultoria técnica especializada e um serviço pós-venda completo, incluindo manutenção especializada e soluções sob medida para cada cliente. Além disso, o volume de compras do grupo Bike Zone permite, em todas as marcas, oferecer condições comerciais únicas. A rotação de stocks entre lojas permite ter mais disponibilidade de produto e diminuição de stock, que é uma das nossas vantagens.

Qual a situação do mercado neste setor?

O mercado do ciclismo/mobilidade suave tem mostrado um crescimento estável, impulsionado pela procura crescente por soluções de transporte sustentáveis e o aumento de práticas desportivas e saudáveis. No entanto, é um mercado competitivo, onde o diferencial de qualidade no atendimento e o portfólio de produtos são fatores críticos para o sucesso. As lojas que combinam uma forte presença digital com uma experiência diferenciada nas lojas físicas têm maior probabilidade de sucesso neste mercado. Consideramos que a nossa marca tem todos estes atributos, essenciais para o desenvolvimento do setor em Portugal.

Qual a vossa opinião sobre os investimentos em publicidade? Qual a estratégia de marketing da marca para os próximos anos?

O investimento em publicidade é fundamental para aumentar a visibilidade da nossa marca e atrair novos clientes. A nossa estratégia de marketing será focada em campanhas digitais, em particular nas redes sociais e anúncios segmentados online, que permitem uma comunicação mais direta com o público-alvo. Continuaremos também a investir em experiências no terreno e parcerias com entidades externas, para fortalecer a nossa presença junto da comunidade de ciclistas aficionados e não só.

Considera a era digital importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?

Sem dúvida. A era digital é essencial para a nossa operação, pois facilita não só a venda online, mas também a comunicação com os clientes. As ferramentas digitais ajudam-nos a compreender melhor as preferências dos consumidores, oferecendo-lhes uma experiência mais personalizada. Além disso, tem sido vital para expandirmos o nosso alcance, permitindo-nos atender clientes em locais onde ainda não temos presença física.

As redes sociais da sua empresa refletem a alma do seu negócio?

Sim, as nossas redes sociais refletem quem somos e o que representamos: paixão pelo ciclismo, inovação e sustentabilidade. Usamos as redes para partilhar histórias de clientes, promover novos produtos e serviços, e engajar a nossa comunidade. Elas permitem-nos construir uma ligação mais próxima com os nossos clientes e transmitir os valores da nossa marca de forma autêntica e direta.




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