Entrevista ao CEO da ONIIT, Sérgio Almeida
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Quais são os planos de futuro e desenvolvimento para a Oniit em 2023?
Em 2023, queremos crescer obviamente, é um objetivo que está definido até 2030. O nosso crescimento tem de ser sustentável, tem de ser consolidado, mas queremos abrir um conjunto de unidades este ano, sempre com a garantia de solidez nessas aberturas.
É fundamental a formação das equipas dos franchisados - formação inicial e contínua - e só depois de o franchisado estar devidamente consolidado é que vamos avançar para outra unidade, pois o crescimento tem de ser sólido, passo a passo e sustentável. O processo depende muito da nossa equipa, mas também da forma como o franchisado reage. Obviamente vamos crescer - temos tudo para crescer - com uma equipa altamente organizada e estruturada, que nos permite assumir que estamos preparados para isso, numa perspetiva sólida e consistente.
De que forma a situação económica que se vive atualmente afetou o desenvolvimento ou a expansão da vossa marca?
Acho que na situação atual, e tenho falado com muitos agentes de outros negócios, instalou-se um bocadinho o medo, mas a economia continua a funcionar e os portugueses não têm necessidade de ter medo, e sim de arregaçar as mangas e ser otimistas, de enfrentar os desafios com força. É óbvio que este clima de medo e de recessão inibe um bocadinho o investimento e de as pessoas de avançarem com o próprio negócio, obviamente, porque sentem que o risco é maior. No meu entender não há essa necessidade, sobretudo no nosso negócio, pois é dos mais resilientes a uma hipotética crise, que na minha opinião não é uma realidade, com os indicadores que temos, do Banco Central Europeu. Agora, este clima de medo adia muitos processos de decisão, e isto é o que temos sentido. Ainda assim acredito que é transitório, uma vez que este negócio em concreto é dinâmico, muito resiliente, nós trabalhamos 360º, reparamos, vendemos acessórios e telemóveis, portanto é muito fácil nós resistirmos e crescermos em crise. Aliás, na minha opinião, nem existe problema.
Quais foram as principais dificuldades que a Oniit encontrou em 2022 e quais foram as estratégias para as ultrapassar?
Eu diria que a principal dificuldade é formar pessoas e equipas. Aplica-se, claro, internamente, mas também com os franchisados. É uma tendência, as pessoas têm dificuldade em assimilar novos conceitos, e nem sempre estão muito recetivas à mudança e a aprender novas formas de trabalhar. A nossa forma de trabalhar é diferente de como geralmente os outros players trabalham este negócio, a nossa forma é muito 360, muito proativa, não somos reativos e cultivamos esta cultura de proatividade. Agora, é um facto que essa dificuldade existe e que é uma questão um bocadinho geracional, mas os sucessos animam-nos apesar de algumas derrotas. Acreditamos que há excelentes profissionais que conseguem perfeitamente assimilar o conceito Oniit e esta forma de trabalhar muito apontada ao cliente e a superar as expectativas de quem confia em nós. O nosso foco é superar e não corresponder. Ao nível de fornecimento de produto não temos tido interrupções, mesmo com algumas dificuldades de fornecimento. Portanto, o nosso maior obstáculo tem sido a formação de equipas.
Que elementos diferenciam a Oniit dos restantes franchisings deste setor?
Na minha opinião, o que nos diferencia é a nossa forma de abordar o negócio, pois trabalhamos em todas as áreas que tenham a ver com as telecomunicações. Neste momento avançámos para equipas próprias de instalação de fibra, que era uma dificuldade que tínhamos, entre a assinatura do contrato e o contrato ser efetivado no terreno, e que vai ser resolvida. Contamos já em maio termos as primeiras equipas na rua. Acho que vai ser uma grande ajuda na produção de venda de serviços pós pagos. Como nós trabalhamos 360º, eu costumo dizer que isto é tipo uma bicicleta, em que quanto mais energia colocamos no processo, mais dinâmica isto gera, mas todos os elementos da bicicleta têm de funcionar. O que é que eu quero dizer com isto: as reparações alavancam a venda de acessórios e os acessórios podem alavancar a venda de serviços, os telemóveis podem alavancar também a venda de um serviço, um serviço pode vender uma reparação, portanto é todo este mix de produto que gera alta dinâmica e faz com que o negócio seja altamente rentável. E o cliente basicamente tem uma marca e um local que resolve todas as suas necessidades de uma forma profissional, correta e isenta. Nós vendemos o produto certo e como trabalhamos com todas as áreas de negócio, com todas as operadoras, vendemos o produto correto ao cliente. Uma venda de sucesso é quando o produto que nós aconselhamos ao cliente, e explicamos o porquê, é o produto certo. Eu costumo dizer que não há maus produtos nem há maus clientes, há maus matches, isto é, não é o produto certo para aquele cliente. E continuo a dizer que não há maus produtos, há maus comerciais que, na sua maioria por desconhecimento, não aconselham o produto certo. Voltamos, por isso, ao que falei há pouco, formação, formação, formação, é o grande segredo, na minha opinião, deste negócio.
Qual é a opinião sobre o investimento em publicidade e qual a estratégia de marketing para este ano?
A publicidade é fundamental, a estratégia é digital claramente, já não estou a falar de uma questão de futuro, é a realidade, neste momento o negócio está no digital e o crescimento será pelo digital, onde na nossa opinião, o retorno é mais eficiente, é por aí que vamos apostar.
As redes sociais da sua empresa refletem a alma do seu negócio?
Eu espero que sim, é esse o objetivo, de conseguir passar os nossos valores, que são conhecimento, foco no cliente, de superar as suas expectativas e de sermos sempre solução. Se as redes sociais comunicarem isso, sim, acho que estão a corresponder, embora às vezes dá-me a sensação que nós fazemos muito mais do que as redes sociais demonstram. Temos uma dimensão de conhecimento, de serviços, que os clientes muitas vezes não percebem, e eu acho que esse esforço de divulgação também é um objetivo do marketing deste ano, de mostrar, de forma rigorosa e comprovada, tudo o que fazemos.
O que é que é preciso para ter um franchising Oniit?
Ter vontade de ter sucesso, ser resiliente, acreditar em si próprio, e não pode desistir à mínima dificuldade. O negócio tem esta questão, há dificuldades, e os que têm sucesso são aqueles que resistem melhor e se reinventam com as dificuldades. Este negócio tem esta particularidade, temos de estar constantemente a reinventar-nos. Se o franchisado tiver essas características vai ter muito sucesso, estamos a falar de ter ferramentas do melhor que existe no mercado, formação contínua e constante, criação de novas ferramentas comerciais e de gestão, só depende da pessoa. O negócio pode tomar rumos distintos, porque é absolutamente livre, pois é um modelo de franchising aberto, onde as pessoas têm uma lista de funções que podem comprar, sem a obrigação de comprar à empresa do grupo que distribui, e com as melhores condições do ponto de vista de compra e, até, de comissões. Se a pessoa quiser chegar longe pode chegar, porque vai depender muito dela, com o nosso apoio, que é constante.
A nossa visão de negócio é 360º, isto é, uma área gera energia e dinâmica para a outra, nós trabalhamos serviços de todos os operadores, venda de produtos Tv+Net+Voz e Móveis, etc., dos quatro operadores portugueses, quer na vertente particular quer na vertente empresarial, trabalhamos telemóveis, acessórios, fazemos reparações na hora, portanto um franchisado Oniit está pronto a trabalhar no seu espaço todas as áreas. Isto é muito importante, porque no fundo conseguimos responder a todos os clientes. Este negócio, trabalhando apenas uma área, torna-se pequeno, não chega só vender os contratos de televisão, não chega só reparar, não chega só vender telemóveis ou acessórios, temos de trabalhar toda a área de negócio. No fundo, o que a Oniit propõe é que o franchisado esteja preparado para trabalhar todas as áreas, no momento em que abre o seu espaço. Isto dá-lhe uma probabilidade de crescimento muito grande e não fica “encurralado” só numa área. Na minha opinião, torna-se cada vez mais difícil ter sucesso no negócio quando só se trabalha por exemplo reparações, ou quando só se trabalha contratos para empresas, portanto a ideia é trabalharmos tudo e o sucesso advém daí. Temos ferramentas com 20 anos de desenvolvimento informático, o nosso sucesso é 100% digital, basicamente não usamos papel, está tudo concentrado na mesma ferramenta, desde CRM, Workflow, agendamentos automáticos de visitas a clientes, está tudo automatizado com o objetivo de o franchisado estar o maior tempo possível apontado no processo de venda e não em atividade não diretamente comercial. A nossa proposta é que o franchisado esteja basicamente apontado em dinamizar o seu negócio comercialmente, o resto a máquina já está pronta para gerir o negócio e ajudá-lo nesse processo, confesso que não conheço nenhuma outra proposta como a nossa e acho que esta é a proposta certa, trabalhar todas as áreas do negócio.
Qual é a estratégia para a marca este ano?
Neste momento vamos aumentar o nosso número de unidades franchisadas e, apostar forte no marketing sobretudo digital. Para além disso e continuo a bater na mesma tecla: formação, formação, formação. Aumentar o nível de conhecimento de todos, a nível interno e a nível dos franchisados, é a aposta para este ano. Naturalmente, os franchisados vão crescer, passo a passo, de uma forma consistente, nós só vamos abrir um outro franchisado quando o anterior estiver consolidado e estável. Crescimentos apressados e sem bons alicerces não correm bem. Resumindo, formação é o grande desígnio deste ano, na minha opinião.
Somos uma equipa jovem, com muita ambição. Tenho muito orgulho em todos porque vivemos as vitórias de um como se fossem de todos. Quando alguém da equipa começa a ter dificuldades a atingir objetivos todos apoiam, pois, o foco é ter sucesso como equipa e que, individualmente, cada um atinja as suas metas.
Sentes que o teu potencial nunca foi explorado na sua verdadeira dimensão? Achas que nunca tiveste uma oportunidade para crescer e fazer crescer? Sempre tiveste colegas e hierarquias que limitaram o teu crescimento por questões de estrutura e procedimentos da empresa? Junta-te à Oniit, vais ter uma equipa que vai viver o sucesso contigo, mas o crescimento também tem de ser de cada um. A liberdade de atingir resultados depende exclusivamente do teu potencial. Acredita, é possível. Nós estamos aqui para formar, apoiar, todos colaboramos, todos queremos sucesso. Temos um portefólio extraordinário de venda, temos uma carteira muito interessante de clientes, vendemos o produto certo, fazemos um bom trabalho. Se achas que tens esse perfil, junta-te à Oniit!
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