Hotel de Aveiro conquista clientes pelo cheiro
|
Um hotel pegou na tese de mestrado de uma aluna da Escola de Marketing de Aveiro e contratou-a para criar uma identidade olfativa capaz de conquistar e fidelizar clientes.
Uma aluna do IPAM - Escola de Marketing de Aveiro, Liliana Cerqueira, viu esta semana o tema da sua dissertação de mestrado resultar na criação de uma identidade olfativa para o Hotel Moliceiro, unidade localizada no centro de Aveiro, junto aos canais da ria.
A mestranda do IPAM interessou-se pelo marketing sensorial. Durante a sua formação académica apercebeu-se da falta de atenção dada ao marketing olfativo "não só no nosso país, mas também lá fora, disse ao Expresso.
O desinteresse aguçou-lhe a curiosidade, ao ponto de selecionar o marketing olfativo para trabalho de final de mestrado, orientado para a aplicação prática.
Esta semana, a assinatura de um protocolo tripartido entre o IPAM Aveiro, o Hotel Moliceiro e a Airquality, empresa que desenvolve projetos na área do marketing olfativo [como aromatização de espaços e eventos ou criação de perfumes exclusivos para marcas], pôs em movimento a concretização da iniciativa apoiada pelo Turismo do Centro de Portugal.
Aroma ideal em investigação
As pessoas desconhecem os benefícios deste género de marketing que não só atrai novos clientes, como permite uma fidelização dos mesmos. Quando recordarem por algum motivo o aroma, vão associá-lo ao local e motivá-las a regressar", sustenta Liliana.
Mas como criar um aroma que agrade a todos? Liliana explica que está ainda a decorrer a fase de testes dos aromas em conjunto com a Airquality, uma busca que passa por descobrir um aroma dos clientes e que simultaneamente se associe às características particulares do Hotel Moliceiro.
"Depois vamos fazer a experiência com várias pessoas para perceber se estamos ou não no caminho certo.acrescenta.
Se esta fase inicial correr como o esperado, o Hotel terá a sua assinatura olfativa já na Páscoa, altura em que recebe muitos clientes estrangeiros e há maior rotatividade de clientes.
Liliana Cerqueira espera poder alargar este projeto a outros empreendimentos hoteleiros, por considerar que esta área "é uma alternativa que merece ser explorada para atrair e manter clientes.
Bárbara Matias
17:41 Sexta feira, 28 de fevereiro de 2014
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/hotel-de-aveiro-conquista-clientes-pelo-cheiro=f858636#ixzz2uthSZ018
Veja o perfil dessa franquia
|
|