TopFranquicias España ESPAÑA       TopFranquicias Portugal PORTUGAL      

Procura de Franchising


ranking franchising
os mais lucrativos
baixo investimento
franchising premium
os mais inovadores
novos franchising
franchising de sucesso

Lista de Notícias

Lista de Notícias da Economia

Subscreva-se ao Boletim
 
Nome:
Apelidos:
e-mail:
C.P.:
 



Entrevista ao Diretor da Chaviarte, Sr. António Correia
- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V/Marca no ano de 2021?
A Chaviarte em 2021 apostará essencialmente no Marketing digital para promover a sua franquia, a pandemia obrigou a cancelar as Feiras do setor pelo que a aposta neste meio é incontornável.


Contudo o nosso principal propósito em 2021 é consolidar as lojas existentes e ajudá-las a sair mais fortes deste período extremamente difícil. O objetivo está traçado e não pretendemos perder um único franchisado nem encerrar qualquer unidade. Quanto a novas aberturas prevemos 2 para este ano.

- De que forma a situação pandémica que se vive atualmente afetou o desenvolvimento e expansão da empresa?

Atuando no setor do retalho que foi obrigado a encerrar as suas lojas de Shopping durante 3 meses em 2020 e mais 3 meses em 2021 e nas lojas de Rua um pouco menos, a faturação forçosamente desceu nesse período, acresce ainda o facto da incerteza permanente que ainda hoje existe, assim boa parte dos planos de investimento tiveram de ser adiados, nomeadamente o lançamento de um novo conceito e uma nova linha de produtos de “Smart Living”.

- Num ano tão atípico como 2020 quais foram as principais dificuldades que a vossa marca encontrou e quais foram as Estratégias adotadas?

A principal dificuldade decorreu de não podermos exercer a nossa atividade pelo que aceleramos todos nossos projetos no digital, fossem no setor do Marketing, da Formação ou do Comercio Online, todos eles sofreram um forte incremento e foram muito importantes para superarmos com sucesso este período.

- Qual foi a posição adotada para manter a sustentabilidade do seu negócio?

Procuramos desde a primeira hora aproveitar todos os apoios disponibilizados pelo estado para os quais estaríamos elegíveis e negociamos com senhorios, com fornecedores, com prestadores de serviços e reduzimos a despesa ao mínimo durante os períodos de encerramento. Para além disto mantivemos um contato muito próximo e muito leal e honesto com todos os colaboradores assegurando-lhes o nosso empenho (bem-sucedido) de que não haveria lugar a quaisquer despedimentos e que desenvolveríamos ações de formação para neste meio tempo melhorar os seus conhecimentos.

- Qual foi o apoio dado para auxiliar a coletividade da vossa rede de franchisados e de que forma pretendem fazê-lo durante o presente ano?

Num primeiro momento logo no inicio de Março 2020 criamos um plano de contingência global aconselhado a toda a rede e uns dias depois com o encerramento derivado da declaração do estado emergência procuramos pensar em tudo o que cada franchisado poderia e deveria fazer para mitigar os efeitos desta paragem forçada do seu negócio, assim oferecemos desde a primeira hora consultoria laboral, fiscal e financeira, resolvemos ainda isentar todos os custos de franchising durante o período que durasse o encerramento dos seus estabelecimentos.
Criamos ainda novos modelos de comunicação para colaboradores e franchisados utilizando o que a Internet oferece, desenvolvendo um ambicioso plano de formação on-line em tempo recorde, formação inteiramente ministrada em plataformas audiovisuais e abertas a todos os funcionários dos franchisados. Formações essas que abarcaram 9 áreas distintas, técnicas, comerciais e organizacionais, beneficiando do facto de termos em teletrabalho e pertencentes aos nossos quadros 4 Formadores com o certificado do IEFP. Em 2021 como a nossa atividade estava na lista de atividades prioritárias que podia manter-se aberta, apenas encerramos as unidades de Shopping mantendo-se as de Rua e de linha de caixa dos supermercados abertas pelo que o impacto foi muito menor que em 2020.

- Que elementos diferenciam a V/Marca dos restantes franchising do sector?

Como referi antes o nosso apoio foi total e imediato desde o primeiro momento, fizemos jus ao nosso lema de que “connosco nenhum franchisado se sentirá só”, como eu costumo dizer as boas empresas vêm-se quando algo corre mal, quando há situações graves como esta que vivemos ou quando surge algum problema inesperado e as resolvem ou ajudam a resolver, assumindo as situações e os custos inerentes com solidariedade, rapidez e pragmatismo. Quando nada de mau acontece nunca sabemos verdadeiramente quem é o nosso parceiro pois não foi colocado à prova. Temos muito orgulho em dizer que esta pandemia não nos fechou nenhuma unidade. Desde o primeiro minuto que o nosso foco e o nosso propósito foi não despedir ninguém e não encerrar nenhuma unidade e nessa medida estamos muito satisfeitos com sentido do dever 100% cumprido.

- Quais são os atributos essências da potencialidade da vossa marca?

Eu diria que os nossos principais atributos considerando que atuámos num setor eminentemente técnico são a aposta na Formação, a proximidade que cultivamos com os nossos franchisados, a disponibilização de um quadro de especialistas nas nossas várias áreas de atuação com disponibilidade diária para apoio técnico a todos os franchisados, a disponibilização de produtos exclusivos da marca e um armazém com stock e serviços de logística diária ao serviço de toda a rede.

- Qual a situação do mercado de franchising deste sector?

O nosso setor é bastante reduzido, trata-se de um nicho de mercado em termos de franchising pois não existem muitas franquias, em Portugal temos apenas duas redes com duplicação de chaves e reparação de calçado e especialistas em segurança não há mais nenhuma rede para além da nossa a atuar em franquia. E tratando-se de um nicho nunca será um setor para crescimentos exponenciais, a nossa média de aberturas é de 3 a 5 unidades por ano.
- Em tempos de pandemia quais são as ações que a marca vai promover para a divulgação da marca?

A Chaviarte em 2021 apostará essencialmente no Marketing Digital para promover a sua franquia, a inexistência de Feiras do setor e a contratação de um quadro especialista na matéria encaminham-nos para este canal com algum conforto.

- Qual a vossa opinião sobre os investimentos em publicidade? Qual a estratégia de marketing da marca para este ano?

Reitero o anteriormente dito, a nossa estratégia passará essencialmente pelo Marketing digital e o nosso investimento será canalizado para sites da especialidade, para a Google e para as redes sociais que completam este quadro.

- Considera a era digital importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?

Sim, sem dúvida.

- As redes sociais da sua empresa refletem a alma do seu negócio?

Quero acreditar que sim, investimos muito nessa área nos últimos 2 anos e temos um quadro especializado a full time connosco.

- Qual é a estratégia da marca para o ano de 2021?

A nossa principal preocupação para 2021 e considerando que ainda não ultrapassamos o período de Pandemia é consolidar as lojas existentes e ajudá-las a sair mais fortes e resilientes deste período extremamente difícil, enquanto este período não termina a principal preocupação é cuidar de tudo que existe “físico” e aprofundar o Digital, isto enquanto preparamos uma nova linha de produtos e um novo conceito que será testado ainda este ano num grande shopping da região norte. A pandemia pode atrasar os projetos mas não os cancela.

- Mundo pós pandemia, qual a sua opinião?

O mundo pós-pandemia será com certeza mais digital, terá menos viagens de negócios com mais reuniões por vídeo conferencia, terá mais teletrabalho com possibilidade dos colaboradores residirem muito longe do seu local de trabalho, as compras online assumirão uma fatia cada vez maior do comercio a retalho num ritmo agora mais acelerado que antes, a telemedicina crescerá imenso principalmente com as teleconsultas e o retalho especializado crescerá nomeadamente em micro e pequenas unidades locais que sobreviverão sempre que tenham boas competências técnicas na área explorada e competências de empatia para com os clientes. A Chaviarte desenvolve este último em regime de Franchising, assim como o comercio online apesar de este não ser tão relevante aqui como noutros setores.


Veja o perfil dessa franquia


PARTNERS:

Bestfranchising Consulting   Aviñal Abogados   Franchise Magazine   Vieira   APF   ACB Braga   Hubweb   FERPOS   Millenium bcp

O melhor directório de franchising na web organizados por sector e actividade. Nosso sistema de procura põe à sua disposição todas as oportunidades de negócio do mercado com a lista de franchising mais completa de Portugal. Confira a informação a respeito dos sectores de seu interesse. Encontre o negócio que mais se ajuste às suas necessidades com ajuda de nossos assessores. Obtenha grátis o seu plano de viabilidade económica e registre-se em nosso boletim de notícias especializado em franchising.


Rss de TopFranquicias.es BestFranchising.pt Todos os direitos reservados 2013 - Sobre uso de dados pessoais Política de cookies

Telemóvel: 00351-91-3305139

Tarifas bestfranchising