Da gelataria italiana ao Café Resto Bar Mediterrâneo
|
Por volta de 1914, Mimo Ferretti subiu na aldeia de Escala num pequeno comerciante carregado de farinha. Encontrou um pequeno porto de pesca nas margens do Mediterrâneo onde, há séculos, gregos e romanos tinham chegado, e no antigo café da aldeia fazia acordos com o padeiro local: ensinava-o a fazer macarrão e outros produtos artesanais italianos.
O acordo tornou-se amizade, e transmitiu ao padeiro a sua outra paixão: gelado.
O filho do padeiro de Escala, Pere Sala, que cresceu num operário onde se fazia pão, bolos e macarrão diário, não se esqueceu do gelado que o bom Mimo lhe ensinou a manteiga quando era criança.
No regresso de um período como aprendiz numa prestigiada pastelaria em Barcelona, decidiu fazer gelados de Ferretti e recuperou a velha manteiga de madeira fria pela salmorra que Mimo tinha ordenado a construir.
Nunca perdeu a paixão por gelados e, nas grandes ocasiões, preparou aos netos e amigos as receitas tradicionais de gelados artesanais, ou amanteigados, como lhes chamou, sempre a selecionar os melhores ingredientes.
Nunca pensou que fosse um negócio, apenas uma paixão para dar aos seus entes queridos.
Os sabores da infância nunca são esquecidos. Quando a ideia de abrir uma gelataria surgiu em 2001, concordámos: chamar-se-ia Ferretti.
Devemos à Mimo a nossa paixão por gelados.
Veja o perfil dessa franquia
|
|