Entrevista ao Diretor d’A Escolinha do Figo, João Guerra
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- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V/Marca no ano de 2020?
A Escolinha do Figo já conta com mais de 50 Academias de Futebol próprias bastante bem implementadas, maioritariamente em Escolas e Colégios da Zona da Grande Lisboa. Para 2020/2021, os nossos objetivos passam essencialmente pela expansão da nossa Marca a nível Nacional e para isso contamos com o forte espírito empreendedor dos nossos futuros franquiados, espalhados pelo país.
- De que forma a conjuntura económica actual está a afectar o desenvolvimento e expansão da empresa?
Apesar de vivermos momentos mais complicados, especialmente com a crise provocada pelo COVID-19 em que as Escolas e Estabelecimentos de Ensino foram obrigados a encerrar portas desde o início de Março de 2020 para proteger as crianças, professores e respetivas famílias, acreditamos que depois deste período, a atividade física e a prática do Desporto em geral e o futebol em particular voltará ainda com mais força mas também com toda a segurança a que o momento nos obriga.
Para tal estamo-nos a preparar muito bem e acreditamos que em breve as crianças vão poder voltar a fazer aquilo de que mais gostam nas melhores condições possíveis de Segurança, Saúde e Higiene que A Escolinha do Figo oferece.
Para além disso, remontando a origem da marca à popular série de televisão “A Escolinha do Figo” que foi líder de audiências em canais com o Panda e a RTP2, os conteúdos multimédia fazem parte da nossa metodologia e são um dos nossos principais diferenciadores. Durante o período da quarentena, criámos uma plataforma de treinos em conjunto com a McDonald’s chamada “Todos a mexer em família” (www.todosamexeremfamilia.pt) que permitiu que todos os nossos alunos e o público em geral se mantivessem activos no futebol com treinos diários, desafios e oferta de camisolas autografadas por jogadores famosos.
- Qual é a chave para o sucesso da V/Marca?
A Escolinha do Figo é, atualmente uma das 4 marcas de Escolas de Futebol com o maior número de Escolas em Portugal, a par do FC Porto, SL Benfica e Sporting CP.
Acreditamos que a nossa chave de sucesso tem a ver com a nossa Metodologia própria e inovadora, desenvolvida pelos próprio Luís Figo com a ajuda do Dimas e dos professores universitários, Júlio Garganta, José Peseiro e Rui Pacheco. O nosso lema principal é “As crianças aprenderem a divertir-se enquanto se divertem a aprender” o que, traduzido na nossa metodologia, significa que todos os treinos se baseiam em jogos que têm sempre por fim um objectivo de treino específico. Esta metodologia integra ainda conteúdos multimédia exclusivos que permitem que os alunos complementem os seus treinos nas nossas Escolas de Futebol, com treinos com familiares e amigos.
O facto de a marca “Figo” não ter anti-corpos clubísticos ajuda também à sua integração preferencial em espaços onde todas as preferências tenham de conviver como é o caso das Escola e Colégios.
Outro grande diferenciador é a ligação em rede entre todas as nossas escolas, permitindo que todos os alunos participem em ligas e torneios, independentemente da idade.
Por último a ligação à plataforma global de descoberta e promoção de talentos Dream Football, da qual Luís Figo também é Sócio e Embaixador, permite que todos aqueles que pretendam levar o futebol mais a sério como profissão, possam fazer a ponte para a profissionalização no futebol.
- Que investimento requer a vossa marca?
A partir de 2.500€ de investimento inicial o Franquiado pode ter acesso à Marca A Escolinha do Figo e abrir uma Escola de Futebol num local que selecione. Como na maioria das vezes privilegiamos o Ensino do Futebol dentro das próprias Escolas ou Colégios, não há necessidade de investimento em infraestruturas próprias e a Escola de Futebol pode arrancar muito rapidamente com os alunos da própria Escola/Colégio.
Estimamos que cerca de 25% das crianças de cada Escola/Colégio optam pelo futebol como a principal atividade extracurricular a praticar durante o ano, logo, o potencial e a facilidade de reunir um número significativo de atletas é muito grande, permitindo a rápida recuperação de investimento e uma rentabilidade bastante interessante em pouco tempo.
- Qual é o perfil do franchisado que procura a V/Marca?
Procuramos pessoas que tenham um forte espírito empreendedor e que sejam bastante dinâmicas e motivadas. O facto de serem apaixonadas por futebol, especialmente pelos escalões mais jovens é também algo que faz toda a diferença.
- O que oferece a sua marca ao franchisado?
Oferecemos o acesso a uma Marca de Prestígio Nacional e Internacional, associada a uma das principais figuras futebol mundial. Apoiamos o Franquiado desde o momento zero e durante toda a sua atividade, promovendo muitas interações não só a nível de formação mas também de realização de torneios e eventos diversos entre as Escolas de Futebol.
Temos Manuais Exclusivos da Metodologia de Ensino assim como de utilização da Marca e damos apoio na divulgação e comunicação das Escolas dos Franchisados.
Para além disso todos beneficiam do trabalho de marketing e promoção que fazemos em conjunto com grandes marcas como a McDonald’s, Nestlé, Unilever,…que aproximam a marca “A Escolinha do Figo” de um público muito alargado à escala nacional e internacional.
- Que elementos diferenciam a V/Marca dos restantes franchising do sector?
Somos caso único a nível nacional e internacional, baseado numa metodologia de ensino própria criada por Luís Figo e comprovada há mais de 10 anos, possuímos conteúdos multimédia exclusivos, uma plataforma digital global de descoberta e promoção de talentos, e somos uma marca para todos, independentemente das preferência clubísticas.
- Qual a situação do mercado de franchising deste sector?
É um mercado ainda muito jovem com tudo por fazer.
Pela nossa parte fizemos alguns pilotos de franchising em diferentes formatos para fecharmos o modelo que agora apresentamos ao mercado. Neste modelo recém-criado contamos já com 2 franquiados e o principal objectivo é alcançar uma expansão rápida a nível nacional, especialmente fora da Grande Lisboa.
- Qual a sua opinião sobre os investimentos em publicidade? Considera-os uma via importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?
Sem dúvida que são fulcrais para nosso sucesso e para o de qualquer outro negócio ou empresa. É uma das nossas apostas mais fortes e também uma área em que nos diferenciamos da concorrência através não só das soluções mais tradicionais, mas também com uma grande presença no digital, conteúdos próprios e parcerias com outras grandes marcas.
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