Entrevista a D. António Hernández, Director Comercial da Color Plus
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Este ano, a Color Plus celebra os 6 anos de vida. Por um lado é um longo caminho, no entanto, pensamos friamente , 6 anos não é nada se virmos a trajectória da Color Plus, desde a sua origem até aos dias de hoje. Está satisfeito com o progresso da franquia?
Como em todas as actividades, o inicio é sempre muito difícil, temos que ter em conta que começamos no verão de 2008, início da actual crise, que de alguma forma estamos a sofrer, mas que aos poucos estamos a superar, pelo menos gosto de pensar assim. A realidade é que estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado por toda a equipa que constitui a Color Plus, que são os grandes obreiros deste projecto e do êxito no sector.
Uma caminhada desde 2008, percorrida em plena crise, e ainda, chegar a quase 70 lojas em tempos difíceis. Parece um caminho caso impossível? Quais são os factores que ajudaram a esta expansão quase mágica?
O conhecimento do sector tem sido fundamental, e quase toda a equipa vem deste tipo de negócios. Na Color Plus, contamos com uma verdadeira equipa de profissionais preparada para colocar todos os seus conhecimentos ao serviços dos franchisados.
Igualmente importante é o entusiasmo que colocamos em todas as acções de trabalho no dia a dia e especialmente o serviço realizado com as franquias que abrem. Os nossos franchisados são a nossa melhor imagem, pois são eles os primeiros a aconselhar a abertura das nossas lojas.
Cada vez vemos mais franquias similares à Color Plus. Suponho que a concorrência nunca é agradável? Vem afectando?
Eu tenho que admitir que, como a Color Plus cresceu significativamente e começou a multiplicar as franquias do sector, alguns com uma semelhança impressionante, que nos incomodou um pouco no início, mas hoje nós vemos isso como algo positivo, que o soutros franchising tem-nos como referência, é motivo de orgulho. Há elementos em Color Plus não é imitável, somos únicos, com todo o devido respeito aos meus colegas e concorrentes no sector. Refiro-me à nossa excelente equipe que serve os franchisados. Na minha opinião, este é o verdadeiro sucesso da franquia, porque um logótipo não se move sozinho, a chave para o sucesso em qualquer negócio é as pessoas e os serviço, algo que não tem preço, mas é vital para o desenvolvimento de qualquer actividade.
E seguindo com o tema da concorrência. Imaginemos que eu, quero tornar-me um franchisado neste sector. O que me oferece a Color Plus, que não oferecem os outros? Porque tenho que escolher a Color Plus?
Se não me engano, não é a mais económica.
Eu creio que sim, que a Color Plus é a mais económica, e me dizes que o preço não diz isso. Sim é verdade, estamos a falar de por um negócio em acção? Porque razão tantos negócios não tem êxito?
Acredito sinceramente que as ferramentas que um futuro franchisado terá à sua disposição, a equipa de pessoas que terá no dia-a-dia para apoiar, para fazer perguntas, tirar dúvidas, etc. não são discutidos. Tudo o que é serviço, e se um franchisado não tem esse serviço irá causar perda de clientes e má imagem. Infelizmente, este serviço não é valorizado até que o negócio não está em execução e erra. Além disso, hoje, Color Plus tem uma grande diversificação de serviços e produtos que colocamos ao serviço do franchisado. Está claro que o nosso produto é o tinteiro de impressora que vendemos com a nossa própria marca Color Plus. Mas também vendemos todos os tipos de produtos de papelaria, material de escritório, onde temos um extenso catálogo com informação relevante. Somos distribuidores oficiais da marca de renome impressoras e copiadoras KYOCERA. Todas as lojas Color Plus são também um ponto DHL, conseguindo assim uma maior circulação de pessoas nas nossas lojas. Temos serviço de reparação de equipamentos electrónicos. Vendemos telemóveis da prestigiada marca espanhola AIRIS. Em suma, as lojas COLOR PLUS, dão um verdadeiro serviço aos seus clientes.
Agora, sobre o perfil do franchisado. O que é necessário para abrir uma loja Color Plus? Alguma vez, teve que deixar a abertura de uma loja, porque você ainda não viu o futuro responsável pela loja treinado para o trabalho?
Antes da abertura de uma loja Color Plus, há um curso de formação nas nossas instalações em Zaragoza, durante uma semana de treino completo. Esta formação é dada por verdadeiros profissionais, que será a sua equipa durante toda a sua carreira profissional, por isso a formação é contínua. A pessoa ou pessoas que decidem assumir o comando de um negócio tem que ser empreendedores, palavra tão em voga nos dias de hoje, onde tudo nos obriga a reinventar, deve ter um conhecimento mínimo e acima de tudo muito animado e ansioso para trabalhar. Em suma, é necessário algum esforço e humildade. Infelizmente, de vez em quando e, na ausência de formação, temos recomendado, a pessoas para escolher outra actividade. Embora a principal causa é a falta de recursos e falta de apoio para os empresários.
Já mencionei que, quando o novo empresário chega à sua loja, a Central vem assessorando na escolha do local, no design, na montagem, e na formação, etc. Uma vez que estamos dentro da loja. Qual é a relação dessa loja que, por vezes, está muito longe da Central, a milhares de quilómetros de distância?
A Central é em Zaragoza e, como por exemplo, temos lojas nas Ilhas Canárias. Podemos garantir que o atendimento e o serviço são exactamente como as outras lojas. Felizmente, nos dias de hoje, as comunicações permitem-nos estar muito mais próximos.
Finalmente, o que leva para 2015? Como vê as perspectivas no futuro próximo?
Entrada a partir do Color Plus pedimos o mesmo entusiasmo e emoção do ano passado, estamos satisfeitos com os nossos franchisados, e sei que, toda gente está ansiosa para continuar a crescer com a marca e, acima de tudo, é para nós muito importante continuar a ajudar as famílias, que um dia confiaram em nós. Assim, estamos ansiosos para alargar essa confiança a outras famílias que têm de tomar uma grande decisão nas suas vidas e assumir o comando de um negócio, ansioso para se destacar e não decepcionar, passando toda a nossa confiança e, claro, o nosso know-how .
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