Entrevista ao CEO Paulo Saraiva de Reffóios da Speedystage Lda
|
- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V/Marca no ano de 2014?
Estamos a preparar a nossa expansão no mercado português desde Junho de 2014. Estudamos a concorrência, avaliamos os melhores locais, escolhemos os melhores parceiros (todos os fornecedores, desde a melhor equipa de empresa de construção civil até ao apoio jurídico, passando pela escolha das melhores imobiliárias, para seleção dos locais adequeados).
Abrimos 2 lojas Speed Queen em Lisboa, na Rua de Alcântara 38ª e na Rua da Beneficência 62, em 6 semanas, ao mesmo tempo e pretendemos abrir outras 2 lojas em Lisboa até o final deste ano.
Para 2015, pretendemos abrir outras 18 lojas.
- De que forma a conjuntura económica actual está a afectar o desenvolvimento e expansão da empresa?
A crise é para nós, uma verdadeira oportunidade. Abrimos 80 lojas em Espanha desde 2008, primeiro ano da crise; a experiência de Itália também demonstra que o nosso negócio é resistente à crise, a nossa oferta é benéfica para o cliente final, lava e seca a sua roupa em menos tempo, sendo mais económico do que fazê-lo em casa (os nossos ciclos de lavagem e/ou secagem duram somente 30m)
Somos uma excelente alternativa, com preços muito competitivos, a partir de 3€ / lavagem de 9k.
- Qual é a chave para o sucesso da V/Marca?
A Speedystage é uma empresa portuguesa implementada com 100% de capitais próprios, especialista na construção de lavandarias self-service, criando valor para os nossos clientes, licenciados, colaboradores e fornecedores.
Escolhemos como parceira a Speed Queen, maior marca de lavandaria comercial dos EUA, com uma reputação construída há mais de 100 anos. A qualidade do equipamento está globalmente comprovada, em milhares de lavandarias em todo o mundo.
A Speed Queen é uma das marcas referência da Alliance Laundry Systems, fabricante mundial de equipamento para lavandaria comercial resistente, fiável, e fabricada para durar.
Este conceito (lavandaria self-service) já demonstrou ser bem sucedido na América e em la maior parte dos Países da Europa tais como Itália (lavandarias Wash & Dry, com 340 unidades, equipadas com Speed Queen) e Espanha (lavandarias Lavaxpres, com cerca de 70 unidades, equipadas com máquinas Speed Queen).
Resumindo, temos Know How, acompanhados de excelente equipamento , factores fundamentais para o sucesso.
- Que investimento requer a vossa marca?
85000€, chave na mão, para no modelo de investimento otimizado para Portugal:
Que inclui:
5 máquinas de lavar (2 x 9Kg, 2 x 20Kg e 1 x 14kg), sistema de pagamento, sistema de distribuição de produtos, reclame, light box, entre outros.
Todas as obras de construção civil, incluindo projetos de água / esgoto, elétrico e gás.
Montagem das máquinas.
Transporte das máquinas.
- Qual é o perfil do franchisado que procura a V/Marca?
Transversal, desde empresas que pretendem diversificar a sua atividade aproveitando recursos existentes até aos investidores individuais, de todas as idades.
- O que oferece a sua marca ao franchisado?
Um modelo de negócio provado e comprovado, com excelente retorno do investimento, otimizado pelo melhor equipamento.
- Que elementos diferenciam a V/Marca dos restantes franchising do sector?
Somos a única marca que usa o nome do equipamento utilizado nas nossas lavandarias, com marca registada e amplamente reconhecida, com um design apelativo e sexy.
- Qual a situação do mercado dos franchising deste sector?
O mercado está a descobrir esta nova atividade, economicamente muito atrativa, com retorno sobre o investimento em dois anos e meio; contudo, poucas são as empresas que oferecem um “modelo económico” como nós, abrangente.
- Qual a sua opinião sobre os investimentos em publicidade? Considera-os uma via importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?
Consideramos a publicidade e a comunicação fundamentais para o desenvolvimento das marcas. Será certamente a nossa aposta, conscientes da importância de dar a conhecer as lojas Speed Queen e o nosso serviço, que parafraseando F.Pessoa “estranha-se e, posteriormente, entranha-se”…
Nota: Caso pretenda, poderá neste espaço fazer alguma observação ou deixar alguma nota sobre a empresa/franchising que não tenha sido abordada nas questões que colocámos previamente:
Veja o perfil dessa franquia
|
|