Entrevista a José Salazar e Teresa Barata, fundadores e sócios da Liquid Sumos & Smoothies
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- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V/Marca no ano de 2014?
Estando já a Liquid com 4 pontos de venda – 3 no Centro de Lisboa e 1 no Centro do Porto – pretendemos chegar cada vez mais longe, sendo que as principais cidades do País são o próximo passo. A expansão Internacional está também no nosso horizonte, a médio prazo, havendo já alguns contactos estabelecidos. Parte dos planos passa ainda por ir de encontro a alguns modelos alternativos de desenvolvimento, que neste momento ainda estão em segredo mas serão revelados muito em breve.
- De que forma a conjuntura económica actual está a afectar o desenvolvimento e expansão da empresa?
O arranque foi obviamente muito difícil. Tendo dado início a esta actividade em Abril de 2011 em plena crise, e sendo a 1ª marca de sumos & smoothies funcionais no nosso país, bem como a 1ª a apresentar um programa Detox quando ainda poucas pessoas em Portugal sabiam o que estes viriam a ser, tivemos que desbravar caminho estando só agora a começar a recolher os frutos desse investimento. Obviamente criámos um mercado para nós, e para outros seguidores, do qual agora vemos um maior retorno com os poucos sinais de retoma que a nossa economia apresenta.
- Qual é a chave para o sucesso da V/Marca?
Sobretudo uma autenticidade da Marca e do conceito. Desde o início que fizemos aquilo de que gostamos e que acreditamos, e sempre com qualidade, replicando aquilo que fazíamos em casa para a nossa familia. Não desenvolvemos a Marca com sentido na expansão, apenas em estabelecer uma loja no Chiado, que depois se tornou pequena para a projecção que a Marca conseguiu e que o mercado veio a exigir.
- Que investimento requer a vossa marca?
O investimento pode ser inferior a 25.000 Euros. Antes do valor e do retorno, procuramos parceiros que se identifiquem com o nosso conceito e com quem também nos identificamos. As relações que estabelecemos com os nossos parceiros e com os nossos clientes são fulcrais para o crescimento da marca e do conceito. Neste momento temos mais de 10.000 seguidores nas redes sociais e uma procura enorme por novas parcerias. Apesar da conjuntura têm aparecido diversos candidatos dispostos a investir na Marca por perceberem que este é um mercado que está em total expansão.
- Qual é o perfil do franchisado que procura a V/Marca?
Investidores dinâmicos com paixão pela alimentação saudável e funcional. Jovens urbanos com um gosto especial pela alimentação e pelo perfil sustentável deste negócio. É importante frisar que as nossas embalagens são totalmente biodegradáveis, havendo assim uma vertente ecológica e de responsabilidade social.
- O que oferece a sua marca ao franchisado?
A possibilidade de fazerem parte da família Liquid, que tem uma imagem única neste sector, uma rede já estabelecida de pontos de venda com suporte apropriado, um retorno rápido de investimento e um potencial de crescimento nesta área.
- Que elementos diferenciam a V/Marca dos restantes franchising do sector?
A nossa marca é única e sem possibilidade de comparação directa com outras alternativas. Em Portugal somos pioneiros neste mercado. Lançámos os 1os Sumos & Smoothies funcionais e somos os únicos com presença em lugares-chave (centro de Lisboa e Porto), o que tem-nos proporcionado uma visibilidade e um crescimento sem igual. Somos ainda os únicos com o Programa Detox Liquid original, e com uma Health Coach como Fundadora que depositou na marca e nos seus produtos todos os seus conhecimentos e paixão neste tipo de alimentação e estilo de vida.
- Qual a situação do mercado dos franchising deste sector?
É ainda incipiente. O mercado está ainda por explorar, tendo a nossa marca estabelecido a 1ª loja na Baixa do Porto em regime de Franchising. Não temos conhecimento de qualquer alternativa similar, pelo menos nacional, dentro deste segmento.
- Qual a sua opinião sobre os investimentos em publicidade? Considera-os uma via importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?
Sem dúvida que sim. No nosso caso temos trabalhado sobretudo com um parceiro que foi uma das alavancas fundamentais no nosso percurso: a nossa Agência de Comunicação que conseguiu transmitir o nosso conceito e possibilitou à Liquid a projecção que tem actualmente.
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