Entrevista ao Dr. Jorge Barbosa Moreira, Managing Partner da REDHOT
|
- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V/Marca no ano de 2013?
2013 será um ano extremamente interessante para a marca REDHOT. Será um período marcado por uma completa reorganização interna e externa da empresa. Face ao volume de solicitações que temos sido alvo, definimos e temos vindo a implementar um plano de reestruturação profundo visando o reforço da nossa capacidade e competências, procurando um reposicionamento da marca, ainda que subtil, ao nível do conceito e imagem.
Durante este período temos vindo a relocar ou mesmo encerrar as unidades de negócio que apresentam défice de rentabilidade. Ao mesmo tempo, estamos a encetar esforços para a abertura de novas Lojas REDHOT nas grandes cidades no sentido de reforçar a cobertura territorial nacional e internacional.
Redefinimos também o nosso programa de parceria, procurando sempre flexibilizar e participar na partilha do risco associado com o nosso futuro parceiro.
- De que forma a conjuntura económica actual está a afectar o desenvolvimento e expansão da empresa?
Por um lado, negativamente no que diz respeito ao volume de vendas expectável e liquidez disponível por via das dificuldades relacionadas com a cobrança. Por outro lado, como em qualquer crise, ao nível da expansão temos beneficiado de uma crescente procura maioritariamente por parte de profissionais que perderam o seu emprego e pretendem avançar com o seu projecto próprio, mas também por parte de investidores atentos á oportunidades que sempre surgem em momentos de crise.
- Qual é a chave para o sucesso da V/Marca?
Conceito arrojado aliado ao Design a preços muito competitivos. Pretendemos democratizar o mundo do calçado de moda tornando-o acessível aos mais diversos níveis de poder de compra.
- Que investimento requer a vossa marca?
O investimento total não recuperável e que confere ao “franchisado” o direito de utilização da marca REDHOT é de 5.000€. Adicionalmente, terá que ser garantido o pagamento antecipado da primeira encomenda para que a loja possa começar a vender em condições perfeitas. Esta primeira encomenda ronda os 15.000€.
- Qual é o perfil do franchisado que procura a V/Marca?
Procuramos profissionais dinâmicos e criativos, preferentemente com experiência no sector. É imprescindível o conhecimento intrínseco e a capacidade de gestão global de um negócio de venda a retalho, bem como a capacidade financeira sólida necessária à gestão e manutenção de um negócio desta natureza.
- O que oferece a sua marca ao franchisado?
- Conceito global arrojado. - Condições de acesso únicas no mercado. - Flexibilidade e simplicidade contratual. - Vantagens competitivas ímpares face à concorrência. - Elevados volumes de stock disponíveis de forma permanente. - Nível de preço médio, médio-baixo. - Colecção dinâmica actualizada frequentemente.
- Que elementos diferenciam a V/Marca dos restantes franchising do sector?
Uma das características mais marcantes do nosso programa de franchising é precisamente aquela que faz do programa um “falso” franchising. Ou seja, na realidade o modelo de negócio que propomos ao parceiro é uma versão simplificada de um franchising, que na verdade não é mais do que uma relação fornecedor-cliente onde apenas estão previstas algumas regras reguladoras do uso e propriedade da marca e condições de comercialização.
- Qual a situação do mercado dos franchising deste sector?
Cremos que a oferta de programas de franchising neste sector é ainda um pouco escassa em comparação com outros sectores. Estamos conscientes que o mercado Português, pela sua caracterização económica, poderá à primeira vista, não ser muito apetecível para algumas das marcas internacionais do sector. Obviamente, este cenário configura-se numa excelente oportunidade para as marcas e empresas nacionais, pela especialidade e tradição do sector no tecido empresarial português, pela abundância e proximidade dos centros de produção, pela flexibilidade e rapidez do serviço. Esta é inclusive uma das grandes vantagens não só em relação ao modelo de negócio “franchising” mas também para os outros canais de distribuição, para marcas, fabricantes e outros empresários do sector.
- Qual a sua opinião sobre os investimentos em publicidade? Considera-os uma via importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?
Mais do que simples Publicidade, é vital nos dias de hoje para qualquer empresa, a consciencialização da importância do Marketing em toda a gestão de qualquer empresa. Infelizmente ainda assistimos a empresas cuja estratégia comercial ignora completamente esta dimensão insistindo nas velhas e obsoletas mentalidades e tradições. Acredito que o “marketing” deve estar presente em todas as etapas e definição da estratégia de uma empresa: desde a simples concepção do modelo de negócio, concepção do produto, passando pelas áreas financeira, RH, até às á área comercial marketing e não se detendo no consumidor final, mas sim em toda a envolvente da empresa, sendo elas simples fornecedores ou a complexa presença nas redes sociais.
Veja o perfil dessa franquia
|
|