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Entrevista aos Diretores da School House, Ana Pereira e Ivo Martins
- Iniciamos um novo ano, inicia-se assim um novo ciclo.
Certo, e nós iniciamos este novo ano convidando o nosso público, os nossos formandos, a despertar o potencial em 2024.
- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V/Marca no ano de 2024?
Os nossos objetivos para 2024 prendem-se com a consolidação e crescimento da notoriedade da marca no mercado.


A nossa essência está na ligação que estabelecemos entre os nossos formandos e o mercado de trabalho e é nesse sentido que trabalhamos todos os dias. Por um lado, na procura de melhores soluções formativas, seja através da melhoria dos nossos cursos, seja na criação de novos cursos de acordo com as necessidades do mercado, em áreas em que já somos certificados ou em novas áreas. Por outro lado, estamos, constantemente, a estreitar as nossas parcerias de sucesso e a estabelecer novas, com o intuito de contribuir para o enriquecimento das formações dos nossos formandos, contribuindo também para a sua empregabilidade ou melhoria de capacidades e competências.

Também temos como objetivo para 2024 a abertura de novas unidades, principalmente nas principais cidades do país.

- De que forma a situação económica que se vive atualmente afetou o desenvolvimento e expansão da vossa marca?

Os últimos anos têm sido muito desafiantes. Obviamente que as crises financeiras provocadas pela pandemia, pelas guerras e pela consequente inflação influenciaram negativamente o crescimento da nossa rede. As pessoas têm menos disponibilidade financeira e isso afeta praticamente todos os negócios, como é o caso dos centros de formação.

- Quais foram as principais dificuldades que a vossa marca encontrou em 2023 e quais foram as Estratégias adotadas?

Estando nós posicionados a 100% na formação comercial, as dificuldades assentam na atração de formandos para os nossos cursos.

A nossa estratégia, em 2023 e sempre, vai no caminho da melhoria contínua dos nossos serviços com o objetivo de formar cada vez melhor os nossos formandos. Seja através da melhoria dos nossos cursos, da criação de novos cursos, ou do estreitar de parcerias para estágios cada vez mais produtivos e cada vez com taxas de empregabilidades superiores.

O ano de 2023 ficou também marcado por uma melhoria no nosso posicionamento em termos de marketing digital, tanto nas redes sociais como em motores de busca. Com estas melhorias o objetivo passa por levarmos a nossa marca e as nossas propostas de formação a cada vez mais e mais pessoas.

- Qual foi a posição adotada para manter a sustentabilidade do seu negócio?

A sustentabilidade do nosso negócio depende das inscrições, dos novos formandos e das novas turmas. A melhoria contínua dos serviços e a melhoria do nosso marketing estão nesse sentido: chegarmos a mais pessoas, termos mais inscrições e dessa forma sermos mais sustentáveis.

- Qual foi o apoio dado para auxiliar a coletividade da vossa rede de franchisados e de que forma pretendem fazê-lo durante o presente ano?

Somos sempre um consultor, o “braço-direito” dos nossos parceiros da rede. O auxílio dado vai desde a estratégia comercial, ao marketing e colmatando na componente pedagógica e respetiva certificação.

- Que elementos diferenciam a V/Marca dos restantes franchising do sector?

A verdade é que desconhecemos os elementos que caracterizam as outras redes. Aquilo que nos caracteriza a nós é a qualidade dos nossos serviços. Iniciando no atendimento, passando pelos programas de formação, formadores, instalações, estágios, até à empregabilidade.

- Quais são os atributos essências da potencialidade da vossa marca?

É isso mesmo, a qualidade transversal dos nossos serviços, atendimento à empregabilidade.

- Qual a situação do mercado de franchising deste sector?

Cremos que todas as redes, quer as maiores, quer as menores, se encontram com as mesmas dificuldades. A crise financeira iniciada em 2020 tem dificultado o crescimento destas redes. Existem muitas marcas no mercado, mas umas estão situadas numas áreas, outras noutras. Existe público para todas.

- Qual a vossa opinião sobre os investimentos em publicidade? Qual a estratégia de marketing da marca para este ano?

Tal como já o referimos antes temos nos últimos anos vindo a apostar cada vez mais em publicidade e marketing. É essencial mostrarmos quem somos, o que fazemos, como fazemos, a cada vez mais pessoas, para cada vez mais pessoas terem interesse nas nossas formações. A nossa estratégia está muito assente no digital, e será para manter.

- Considera a era digital importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?

Claro que sim, por isso, em termos de estratégia global da marca também temos apostado cada vez mais na melhoria das condições para as formações online, nomeadamente através da criação de uma plataforma colaborativa desenvolvida especialmente para a School House. Acreditamos que a digitalização de processos deve ser um objetivo, em áreas como o marketing, na execução das formações ou em toda a burocracia inerente às mesmas.

- As redes sociais da sua empresa refletem a alma do seu negócio?

Sim, cremos que sim, principalmente as redes sociais específicas das nossas unidades. Queremos que as nossas redes sejam muito reais, demonstrem as nossas equipas, os nossos formadores, os nossos formandos, o nosso dia-a-dia. É esse o objetivo. Obviamente que também partilhamos conteúdo “comercial”, mas tentamos garantir um equilíbrio com conteúdo mais “descontraído”, como as frases diárias ou o registo de imensos dias temáticos, muitos deles com sondagens altamente participados.

- Qual é a estratégia da marca para o ano de 2024?

Consolidar a sustentabilidade das unidades existentes através da manutenção e até melhoria de todos os nossos processos comerciais e pedagógicos.

Em 2024 iremos apostar mais na divulgação do nosso franchising com o objetivo de garantir a abertura de novas unidades nas principais cidades do nosso país.

Por isso mesmo definimos como frase para este ano: “Desperta o Teu Potencial em 2024!”. Esta frase convida não só o público em geral a apontar em si e no seu potencial, mas também desafia os empreendedores a apostarem nos seus sonhos e a entrar nesta aventura que é a formação profissional, ao nosso lado, um parceiro de confiança.


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