TopFranquicias España ESPAÑA       TopFranquicias Portugal PORTUGAL      

Procura de Franchising


ranking franchising
os mais lucrativos
baixo investimento
franchising premium
os mais inovadores
novos franchising
franchising de sucesso

Lista de Notícias

Lista de Notícias da Economia

Subscreva-se ao Boletim
 
Nome:
Apelidos:
e-mail:
C.P.:
 



Porque é que vendo a minha empresa, Doutor?
Muitas podem ser as razões porque se coloca à venda uma pequena empresa. Podemos falar de três grupos de razões: por um lado temos reforma, fadiga, alterações na actividade; por outro lado falamos de problemas societários, a má situação económica do negócio...; e como terceiro grupo, e na minha opinião o menos comum, razões de mercado.



Quando falamos do segundo tipo de razões, ou seja, se o negócio não funciona como o empresário desejava no início da actividade, a nossa opinião é que na maioria dos casos se poderia ter evitado chegar a tal extremo. Como evitar isto? Solicitando assessoria profissional que pode ajudar o empresário a resolver os seus problemas estruturais e/ou económicos.
Se algo não funciona no nosso organismo vamos ao médico e este diagnostica o problema que nos está a afectar e de seguida receita-nos um conjunto de medicamentos que nos vão ajudar a melhorar. Existe um claro paralelismo entre os dois casos como vemos.
No nosso trabalho como consultores na compra e venda de empresas, vemos todos os dias clientes com empresas "doentes" procurando a solução final, vender o seu negócio, já que se encon-tra numa situação verdadeiramente grave. O nosso diagnóstico diz-nos frequentemente que o paciente poderia ter ficado bom com uma simples aspirina, mas agora é tarde…
Esquecendo a "retórica", em nosso entender a taxa de mortalidade das PME e sobretudo das microempresas seria muito menor se o empresário, em especial os novos empreendedores, usassem uma consultora que verificasse o “estado de saúde” da empresa em todas as suas componentes. Com isto, evitaríamos vários problemas como maus planos de negócio, falta de tesouraria, escassez de estudos de mercado, e se supriria uma certa falta de experiência empresarial, que, no final, é a razão mais habitual do fracasso das empresas.
No entanto, entendemos que é inevitável que existam operações de venda de empresas, por qualquer das diferentes causas que enumeramos. E chegado esse momento consideramos imprescindível o trabalho dos profissio-nais no assunto, como a Inverpoint Consulting, para assessorar o pequeno empresário que deseja vender a sua empresa. Ninguém pensaria ir a um julgamento sem um advogado para o defender e aconselhar. O mesmo se passa na venda de um negócio.
O pequeno empresário é um bom conhecedor do seu mercado e da sua própria empresa, mas geralmente não sabe por onde começar aquando da venda da sua empresa. Qual é o valor no mercado? A quem a oferecer? Quais são os trâmites legais necessários? Se juntarmos a isto as emoções que surgem ao realizar este tipo de operações obtemos um cocktail mortal de necessidades.
Na verdade, existem consultores profissionais, que para além de pos-suírem conhecimentos especializados nesta área, não vão misturar essas emoções que todos nós sentimos quando temos de vender algo tão importante para nós e para a nossa vida como é a nossa empresa. Mesmo eu, seria o pior vendedor da minha empresa sobretudo na hora de ser objectivo ao atribuir um valor real para a mesma.
Portanto, na Inverpoint Consulting aconselhamos os pequenos empresá-rios, que quer seja para o bom funcionamento da sua empresa ou para a venda da mesma, recorram a profissionais que verifiquem, diagnosti-quem e forneçam resposta às suas necessidades.
Em resumo, iniciem uma actividade empresarial assessorados e minimizarão os riscos empresariais, mantenham o êxito da mesma com o apoio de um bom trabalho de consultoria, e se tomarem a decisão de vender a sua empresa peçam ajuda profissional. Dediquem todo o vosso esforço ao vosso mercado, aos vossos recursos humanos e a todas as tarefas fundamentais que o empresário deve realizar, e deixem com toda a confiança, outro trabalho totalmente distinto da vossa actividade aos “doutores” especialistas nesta área, pois esse é o seu trabalho e o mercado que conhecem bem.
E como estamos a falar de “receitas”, deixo dois conselhos:
As ideias não falham, são os homens que as fazem fracassar. Uma mesma empresa com um gestor diferente pode ser bem sucedida.
A crise não é uma doença terminal. Preferimos vê-la como um processo febril, com diferentes tratamentos. Tomem medidas contra ela e se precisar de ajuda procure apoio no seu “doutor” especialista..

Bartolomé Calle
Presidente de
Inverpoint Consulting


Veja o perfil dessa franquia


PARTNERS:

Bestfranchising Consulting   Aviñal Abogados   Franchise Magazine   Vieira   APF   ACB Braga   Hubweb   FERPOS   Millenium bcp

O melhor directório de franchising na web organizados por sector e actividade. Nosso sistema de procura põe à sua disposição todas as oportunidades de negócio do mercado com a lista de franchising mais completa de Portugal. Confira a informação a respeito dos sectores de seu interesse. Encontre o negócio que mais se ajuste às suas necessidades com ajuda de nossos assessores. Obtenha grátis o seu plano de viabilidade económica e registre-se em nosso boletim de notícias especializado em franchising.


Rss de TopFranquicias.es BestFranchising.pt Todos os direitos reservados 2013 - Sobre uso de dados pessoais Política de cookies

Telemóvel: 00351-91-3305139

Tarifas bestfranchising