Entrevista ao Dr. Xavier Peixoto, Responsável pelo Marketing e Desenvolvimento de Negócio da Battery Doctors
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- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V/Marca no ano de 2012?
O nosso conceito de Franchising foi reestruturado em Portugal, tendo em conta também algumas das mais recentes experiências da marca a nível mundial. Procuramos agora um número restrito de Operadores BD, que terão capacidade para recuperar baterias de arranque em grande quantidade, num novo conceito de “fábrica de recuperação de baterias”, e um número mais alargado de Agente Comerciais, que estarão focados na venda de baterias recuperadas e serviços de recuperação a baterias Industriais.
- De que forma a conjuntura económica actual está a afectar o desenvolvimento e expansão da empresa?
A Battery Doctors encontra-se neste momento numa óptima fase de negócio. A actual conjuntura económica tem levado a uma maior procura de soluções que permitam poupar dinheiro às empresas e particulares e naturalmente a aceitação deste serviço/produto tem sido cada vez maior, devido aos baixos preços apresentados.
- Qual é a chave para o sucesso da V/Marca?
Sem dúvida alguma, a qualidade e garantia a preços baixos.. Mas neste momento a consciência ambiental também tem aumentado, tornando este negócio um modelo inovador a seguir, pois a Reutilização de materiais é cada vez apreciada pela Sociedade. È de referir que somos a única empresa do mercado a fazer Reutilização de Baterias com processos electro-químicos, e estamos neste negócio há 6 anos em Portugal, e há já 15 anos nos EUA, onde tudo começou.
- Que investimento requer a vossa marca?
Neste momentos temos 2 níveis de investimento possíveis:: O mais baixo (9.900€) é para os Agentes Comerciais, que vendem asBaterias recuperadas nas nossa fábricas, as baterias novas e fornecem também outros serviços, de recuperação de baterias industriais, sob nossa supervisão. A outra possibilidade é a criação de uma fábrica de recuperação de baterias. O investimento inicial, para acesso à tecnologia e formação específica, é de 29.900€, mas os candidatos devem contar com um investimento superior, nomeadamente em fundo de maneio, e ter já uma estrutura física e humana com capacidade para desenvolver o negócio. O nosso objectivo é ter 2 a 3 fábricas em Portugal continental, e 1 na Madeira. Assim ambos os modelos disponíveis se apoiam um no outro, tanto na obtenção da matéria prima necessária, na sua transformação e posterior venda.
- Qual é o perfil do franchisado que procura a V/Marca?
Tal como já comecei a explicar na pergunta anterior, procuramos 2 tipos de perfis. O Agente Comercial deve ter espaço físico disponível para a sua loja, e muito boas competências comerciais. Para os Operadores BD, ou fábricas de recuperação de baterias, procuramos maioritariamente empresas industriais que queiram diversificar ou começar negócios novos, inovadores e exclusivos. Deverão ter, ou adquirir umespaço físico de maior dimensão (pelo menos 300m2), de preferência em zona industrial, e ter uma estrutura humana adequada, pois precisarão de garantir as funções administrativa e financeira, técnica e comercial.
- O que oferece a sua marca ao franchisado?
Para além de todo o Know-how técnico, da panóplia de equipamentos, químicos exclusivos e da formação contínua, a marca oferece todo o apoio de imagem, marketing e experiência comercial neste mercado. Os pontos fortes da nossa marca são um modelo de negócio diferenciado, inovador, que assenta em qualidade a preços baixos e em sustentabilidade.
- Que elementos diferenciam a V/Marca dos restantes franchising do sector?
Que tenhamos conhecimento, não existe no mercado nenhum franchising para este sector do mercado. Penso que não devemos comparar um franchising de oficinas, ou um franchising de lavagens automóveis com o nosso negócio.. A Battery Doctors trouxe um novo modelo de negócio ao tradicional sector de mercado das baterias ácido-chumbo.
- Qual a situação do mercado dos franchising deste sector?
Como disse anteriormente, não há outros franchisings comparáveis, mas posso dizer que o nosso mercado está a crescer com a crise, pois cada vez mais as empresas querem poupar, e a nossa solução permite-lhe poupar até 50% nos seus custos com baterias.
- Qual a sua opinião sobre os investimentos em publicidade? Considera-os uma via importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?
Obviamente que sim. Os investimentos em publicidade são necessários para se chegar ao público alvo, e comunicar com os clientes. Obviamente, como qualquer investimento, deve ter um retorno, e como tal deve ser estudado e enquadrado numa politica de marketing coerente e consistente. Nós estamos a utilizar e vários tipos de publicidade, segmentando o nosso público alvo, e utilizando desde o nosso próprio site, passando pelo facebook, bem como publicidade paga em revistas especializadas e posicionamento online, (portais, fóruns, newsletter, emails, adwords), dentro das nossas possibilidades e planeamento
Procuramos Agentes comerciais para as principais cidades. O objectivo é ter 1 por concelho. Procuramos Operadores BD, empresas com capacidade física e humana para serem fábricas de recuperação de baterias e servir as regiões Norte, Centro, Sul e Madeira. Em breve iniciaremos a exportação do conceito para Espanha e resto da Europa, uma vez somos agora também os distribuidores exclusivos para a Europa, para além de termos também as representações para os Paises de Lingua Portuguesa.
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