TopFranquicias España ESPAÑA       TopFranquicias Portugal PORTUGAL        MÉXICO      

Procura de Franchising


ranking franchising
os mais lucrativos
baixo investimento
franchising premium
os mais inovadores
novos franchising
franchising de sucesso

Lista de Notícias

Lista de Notícias da Economia

Subscreva-se ao Boletim
 
Nome:
Apelidos:
e-mail:
C.P.:
 



MELOM assina novo espaço da Fábrica de Conservas Portugal Norte
•Após ter saído vencedora de um concurso para a criação de um novo espaço dentro da Fábrica de Conservas Portugal Norte, a unidade da MELOM sediada em Matosinhos foi a responsável pelo projeto de transformação que deu lugar a um bistrô/loja de degustação de conservas.

.


•Tendo o elemento ‘Lata’ como definidor de dinâmica espacial, pretende-se enaltecer a importância e qualidade das conservas, num espaço projetado com uma dinâmica inovadora.

A Companhia das Conservas Bistrô & Store é o novo espaço da conserveira matosinhense Portugal Norte, projetado e desenvolvido pela unidade da rede MELOM sediada no mesmo concelho – a MELOM Power. O desafio foi lançado pela fábrica centenária, através de um concurso de ideias, com o objetivo de remodelação de uma área já existente, tornando-a num espaço inovador de degustação e venda de conservas.
Com a promessa de inovar, remetendo simultaneamente à tradição, a proposta da MELOM Power contempla um espaço de referência, projetado pela equipa de arquitetos Maria João Correia, David Trindade e Rita Rodrigues.
Maria João Correia, responsável pela unidade, destaca: “O facto de se tratar de uma conserveira centenária influenciou totalmente o projeto. Estudámos a história, a evolução e os processos inerentes à atividade, procurando sentir, de perto, o amor que a conserveira e todos os que nela trabalham têm às marcas de conservas. Daí surgiu a ideia e o conceito que hoje definem o espaço.”
O desafio de retratar o mundo conserveiro resultou numa loja/bistrô com cerca de 70m2 em que estão presentes elementos marcantes da arquitetura da fábrica, como as corrediças (que advêm da forma como o peixe é transportado para enlatamento) e outras referências materiais à arquitetura industrial e fabril, tais como cerâmicos brancos biselados, um grande vão de ferro e pavimento alusivo ao mosaico hidráulico.
O elemento ‘Lata’ como definidor de dinâmica espacial e iniciador de experiência
Concebido para integrar as funções de venda e degustação, o novo espaço surge com um elemento central, criado a partir da forma tradicional da lata, que alberga as funções de cozinha/copa e balcão. A zona de degustação central é ainda marcada pelo elemento tapete que corre sobre o balcão, no qual o visitante pode escolher a conserva e entregá-la ao chef que a tornará uma experiência gourmet – esta corrediça móvel simboliza igualmente o dinamismo de todo o processo da fábrica de conservas. O balcão é definidor de uma diagonal central que, em complemento com as mesas, possibilita que o espaço albergue 25 pessoas sentadas.
A restante área que circunda o balcão e que culmina nas paredes envolventes é local de exposição e armazenamento de produtos – divididos por estantes, ora escondidos, ora revelados por painéis móveis que transmitem uma sensação de clareza e conferem amplitude espacial. Os painéis, de diversas materialidades – desde o inox, à lousa e à madeira – publicitam, em ‘suspensão’, as marcas comercializadas pela Portugal Norte e remetem à história da Conserveira.
A montra, composta por três largos vãos para a rua, é totalmente permeável às vivências interiores, sendo igualmente marcada por elementos decorativos e marcantes para a fábrica, tais como cordas, iluminação suspensa e máquinas antigamente usadas no processo conserveiro.
Em menos de um mês o projeto ficou concluído
Cumprindo o desejo dos responsáveis da conserveira o espaço foi inaugurado ontem, data de aniversário do seu fundador, António de Pinho Faustino, empresário matosinhense.
João Carvalho, diretor-geral da MELOM, comenta que “Este foi um desafio muito estimulante e que atesta todas as nossas valências, tanto do ponto de vista da arquitetura, como de construção ou remodelação de imóveis. A visibilidade e os pormenores estéticos deste projeto, bem como o rigor exigido no cumprimento dos prazos, são exemplos de como vemos o serviço que prestamos e que foram exemplarmente seguidos pela MELOM Power.”


Veja o perfil dessa franquia


PARTNERS:

Bestfranchising Consulting   Aviñal Abogados   Franchise Magazine   Vieira   APF   ACB Braga   New Alliance   FERPOS   Millenium bcp

O melhor directório de franchising na web organizados por sector e actividade. Nosso sistema de procura põe à sua disposição todas as oportunidades de negócio do mercado com a lista de franchising mais completa de Portugal. Confira a informação a respeito dos sectores de seu interesse. Encontre o negócio que mais se ajuste às suas necessidades com ajuda de nossos assessores. Obtenha grátis o seu plano de viabilidade económica e registre-se em nosso boletim de notícias especializado em franchising.


Rss de TopFranquicias.es BestFranchising.pt Todos os direitos reservados 2013 - Sobre uso de dados pessoais

Telemóvel: 00351-91-3305139

Tarifas bestfranchising