Vantagens e desvantagens do franchising para o franchisador
|
Decidir tornar a sua marca num franchising é uma decisão estratégica importante e que terá um impacto muito elevado no negócio. Para isso, é fundamental conhecer as vantagens e desvantagens do franchising para o franchisador antes de se tornar um.
Vantagens do franchising para o franchisador
Quem se desejar tornar franchisador irá encontrar várias vantagens para a sua marca, nomeadamente:
A possibilidade da rápida expansão da marca no mercado internacional
O desenvolvimento e crescimento da marca é menos dispendioso pois é dividido entre o franchisador e franchisados
O fornecimento de grandes quantidades permite reduzir custos de produção
Verifica-se um fortalecimento da marca graças à sua expansão territorial
A notoriedade e imagem de marca atinge-se mais rapidamente
Há uma motivação extra por ver a sua marca expandir-se
Tem menos recursos humanos para dirigir diretamente
Desafios do franchising para o franchisador
No entanto, e como em todos os negócios, o franchisador poderá encontrar alguns desafios neste formato de negócio, tais como:
Despender tempo na criação de uma estrutura de apoio aos franchisados e às suas exigências
Gerir possíveis choques entre as direções das diferentes franquias
Enfrentar problemas de comunicação entre as empresas
Ter menor controlo sob a rede de distribuição
Selecionar um franchisado que possa não estar à altura das expectativas e que descredibilize a imagem da sua marca
Necessitar de capacidade de investimento em formação para atender ao fato de que os recursos necessários para um franchising internacional são diferentes de um franchising de contexto nacional
by APF – Associação Portuguesa de Franchising | Dez 27, 2018 | Blog de Franchising |
|
|