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Entrevista Dr Alberto João Lela dos Santos Director Geral FORSAUDE
- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V.Marca no ano de 2011?
R: Depois de decorridos 8 anos de existência, com um know how agora consolidado e uma história de sucesso empresarial evidente, a marca iniciou a sua expansão por franchising efectivamente em 2001, tendo como expectativas para este mesmo ano abrir cerca de 4 franquias. Este objectivo, que aparentemente poderá parecer humilde, tem, no entanto, por base, o apoio personalizado que se procura dar ao franqueado e ainda o objectivo final de ter unicamente um franqueado por distrito com exclusividade territorial. Esse grande objectivo de cobrir todo o território nacional unicamente com 18 franqueados, tem como linha estratégica fornecer todas as condições para que o franqueado, com um espaço de intervenção comercial suficientemente amplo, possa investir numa marca com um projecto de sucesso de longo percurso. Assim, se em 2011 pretendemos abrir 4 unidades, pretendemos também que nos próximos 3 anos efectivamente esteja coberto todo o Portugal continental.


- De que forma a conjuntura económica actual está a afectar o desenvolvimento e expansão da empresa?
R: A conjuntura económica afecta a marca FORSAUDE da mesma forma que outras marcas no mercado nacional são afectadas, sendo que o que nos diferencia são os diversos serviços que fornecemos, a sua obrigatoriedade legal e ainda o nosso target final. O conceito da marca passa efectivamente pela diversidade dos seus serviços que são também complementares entre si, o facto de termos como target final não só as empresas mas também qualquer indivíduo, e ainda o facto dos serviços serem sempre obrigatoriamente necessários. Vivendo-se numa altura de crise financeira sentida por todos, em que grande parte dos empreendedores tem receio de investir, compreendendo o conceito por nós proposto, o empreendedor tem a possibilidade de investir numa marca que lhe dá maiores probabilidades de sucesso pelo que enquadra. É com a informação correcta aos potenciais franqueados sobre as vantagens do nosso conceito e da continuidade da prestação de um serviço de qualidade ao cliente final que pretendemos ultrapassar as dificuldades existentes em termos de vendas de franquias e em termos da nossa expansão.

- Qual é a chave para o sucesso da V.Marca?
R: O sucesso da nossa marca passa em primeiro lugar pelo espírito do próprio empreendedor que deve ser capaz de investir o seu tempo com um único objectivo possível que é o seu sucesso profissional. Para além disso, o sucesso passa pela honestidade e preocupação genuína com o cliente e com o cumprir das obrigações com todos os intervenientes desde autoridades legais aos fornecedores. Em termos de vendas, o sucesso passa por outro lado pela panóplia de serviços a fornecer ao cliente, sendo grande parte deles complementares entre si e alguns deles obrigatórios por lei para qualquer empresa de qualquer actividade. Esses serviços são a medicina e higiene e segurança no trabalho, o HACCP – Segurança Alimentar, a formação acreditada, as análises alimentares, a implementação de sistemas de gestão, a avaliação de desempenho, a avaliação de função, o clima organizacional e o cliente mistério.
- Que investimento requer a vossa marca?
R: O investimento envolvido ronda os 20000 euros de direitos de entrada, incluindo, desde que válidas e possível legalmente, todas as homologações e acreditações que a marca possui e depois mais cerca de 30000 euros de investimento em hardware, software, obras, layout, mobiliário e equipamento. Nos distritos de Lisboa e Porto os direitos de entrada passam a 25000 euros, sendo que os valores do restante investimento apresentado pode ainda variar de acordo com os orçamentos finais.
- Qual é o perfil do franchisado que procura a V.Marca?
R: O franqueado deve ser alguém que seja seguro daquilo que pretende, determinado e que só tem como possível o sucesso. Deve ser alguém proactivo e que goste de desafios. Para além disso, se for da área de intervenção da marca é uma mais valia se não, os serviços a vender, apesar de complexos e de grande responsabilidade, são de fácil aprendizagem.
- O que oferece a sua marca ao franchisado?
R: A marca oferece ao franqueado um leque de serviços a fornecer ao cliente final suficientemente abrangente para aumentar a probabilidade de venda em quase 100% e nesse sentido aumentar grandemente a probabilidade de sucesso empresarial. Para além disso, possibilita-lhe ainda a utilização de todas as homologações e acreditações já da posse da FORSAUDE, apoio em termos de recursos humanos, equipamentos e infraestruturas nos primeiros 6 meses, indispensável ao alavancamento do negócio e formação inicial e contínua.
- Que elementos diferenciam a V.Marca dos restantes franchisings do sector?
R: O que diferencia a FORSAUDE é o facto de não ser uma marca de prestação de um só serviço mas de um diverso número de serviços que são complementares entre si, ou seja, a compra de um leva à sugestão de compra de outro, sendo que grande parte desses serviços são obrigatórios à luz da legislação nacional. Para além disso, a marca inclui, desde que válido e possível legalmente, todas as suas homologações e acreditações na compra da franquia. Por último, da forma como a FORSAÚDE está enquadrada e apoiada pelo GRUPO PROSAUDE onde se insere possibilita ainda ao franqueado fornecer outros serviços ao seu cliente para além daqueles franqueados sendo sempre o mesmo fornecedor e poupando muito tempo e dinheiro tanto ao franqueado como ao seu cliente. Um dos exemplos é a venda de análises alimentares cujo fornecedor é o LABALIMENTAR, laboratório pertencente ao grupo.

- Qual a situação do mercado dos franchisings deste sector?
R: Esta marca é inovadora porque é a única existente com esta estrutura no mercado dos franchisings.
- Qual a sua opinião sobre os investimentos em publicidade? Considera-os uma via importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?
R. Obviamente que os investimentos em publicidade são um meio importantíssimo para o aumento da visibilidade e notoriedade da marca, sendo que o que consideramos vital é a prestação do serviço ao cliente fidelizando pela postura integra e preocupada em bem servir do fornecedor. No entanto, a marca tem orçamentado para os próximos anos investimentos em publicidade que variarão entre spots e artigos em rádios e jornais locais, regionais e nacionais respectivamente, distribuição de flyers, parcerias locais e regionais, programas de prevenção e de dinamização de saúde e ainda spots televisivos.
Nota: Caso pretenda, poderá neste espaço fazer alguma observação ou deixar alguma nota sobre a empresa/franchising que não tenha sido abordada nas questões que colocámos previamente:

R: A marca tem como slogan “NÓS SOMOS A SUA SOLUÇÃO”. Este slogan é para os nossos clientes finais e franqueados e para os clientes dos nossos franqueados. Se quer encontrar a sua solução, seja cliente final ou franqueado, peça mais informações e marque uma reunião connosco. Concerteza verá que esta é uma solução para o seu problema. Quanto ao franchising, aposte num franchising de sucesso com horizontes de longevidade e sustentabilidade financeira.







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