Entrevista ao Administrador da Caderno Mágico, Pedro Matos.
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- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V/Marca no ano de 2018?
A nossa marca nasceu em finais de 2013. Praticamente temos de contar com 2014 como o ano em que surgimos no mercado, através do nosso primeiro centro Caderno Mágico, em Valadares-Gaia. Crescemos em três anos mais de 300% anual. Apenas em Novembro do ano passado iniciamos o processo de expansão através de franchising. Passado um mês, em Dezembro, conquistamos uma unidade franchisada, em São Simão de Novais, Famalicão. Agora, no início de 2018, surgiu como novidade feliz a nossa recente unidade franchisada de Barcelos. Para este novo ano queremos continuar a crescer, tendo como meta principal abrir pelo menos até Dezembro mais oito unidades.
Um dos planos futuros são organizar duas edições por ano de um Passatempo/Campeonato de Ideias de Negócio de como Criar e Empreender um Centro Caderno Mágico. A ideia vencedora recebe uma bolsa de 8.000,00 €. Também queremos aprofundar o nosso lado de ajuda social. Como? Junto de instituições de crianças e jovens carenciados, através dos nossos serviços pedagógicos, nomeadamente, vamos avançar este ano com aulas de inglês gratuitas nalgumas dessas instituições.
- De que forma a conjuntura económica actual está a afectar o desenvolvimento e expansão da empresa?
Da uma forma interessante. É uma fase de saída de crises anteriores, de aceitação do espírito empreendedor, de começar a investir-se um pouco mais. Nesse sentido ajuda. Mas mesmo assim, temos de nos apresentar como uma verdadeira solução em relação às necessidades existentes. E de facto sabemos que o somos. E é essa uma das nossas principais mais valias.
- Qual é a chave para o sucesso da V/Marca?
A chave para o nosso sucesso é o forte valor do nosso conceito e do nosso know-how, que existe de facto. Não é uma ideia, nem são meramente palavras vendidas através de uma excelente estratégia comercial e de marketing, ao contrário da maior parte das outras marcas. E nós agimos em relação à gestão da nossa rede de unidades franchisadas numa lógica e com uma atenção especial de tal modo como se unidades próprias se tratassem.
- Que investimento requer a vossa marca?
10.000 € de Direito de Entrada, mais o Investimento Inicial para abrir um centro Caderno Mágico, que é estimado entre 4.500€ e 9.500€, dependendo do valor dos materiais/imobilizado inicial escolhido para investir-se, do tamanho do espaço e de outras rubricas de investimento. O espaço mínimo deve ser de 100 m2 e deve ter um certo tipo de requisitos definidos à priori.
- Qual é o perfil do franchisado que procura a V/Marca?
Espírito fortemente empreendedor, pessoa empenhada, honesta, inteligente e amiga acima de tudo.
- O que oferece a sua marca ao franchisado?
Todo o apoio que é preciso desde a fase de projeção da ideia, pré-arranque, implementação, execução, desenvolvimento, crescimento. Vemos cada franchisado como se uma unidade própria se tratasse. Penso que isto diz tudo. Utilizamos o conceito/sistema franchising para funcionarmos com a força típica de um grande grupo económico.
- Que elementos diferenciam a V/Marca dos restantes franchising do sector?
O tal apoio total que referi na resposta anterior, o facto de analisarmos cada caso em concreto de forma ajustada à realidade do empreendedor em si, do local previsto para implementação, dos meios que este tem ou não à sua disposição, e adaptamos as ferramentas necessárias para o bom e efetivo arranque do projeto da unidade Caderno Mágico em causa. Trabalhamos também o lado social de apoio ao emprego/empreendedorismo. Um exemplo é o nosso Passatempo de Ideias de Como Empreender um Centro Caderno Mágico, em que estamos a atribuir uma bolsa de prémio de 8.000,00 € ao vencedor para abrir o centro.
- Qual a situação do mercado de franchising deste sector?
Está com algumas marcas a fazerem um bom trabalho há alguns anos. As novas marcas não estão a aparecer assim com tanta pujança como isso. Para nós, que somos uma nova marca vemos tal facto como uma boa oportunidade.
- Qual a sua opinião sobre os investimentos em publicidade?
Considera-os uma via importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?
Claro que sim. Numa era em que uma imagem vale muito mais (do que valia antes) do que mil palavras…! Penso que esta frase diz tudo também (risos).
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