TopFranquicias España ESPAÑA       TopFranquicias Portugal PORTUGAL      

Procura de Franchising


ranking franchising
os mais lucrativos
baixo investimento
franchising premium
os mais inovadores
novos franchising
franchising de sucesso

Lista de Notícias

Lista de Notícias da Economia

Subscreva-se ao Boletim
 
Nome:
Apelidos:
e-mail:
C.P.:
 



Faturação da Loja do Condomínio cresce 7,6%
2015 revelou-se mais um ano de crescimento para a rede Loja do Condomínio (LDC), que atingiu um volume global de faturação superior a 18 milhões de euros, o que traduz um aumento de 7,6 por cento, face aos 16,6 milhões de euros registados entre Janeiro e Dezembro de 2014. A LDC aumentou também, ao longo do ano transato, o número de condomínios sob gestão em 6,9 por cento para os 5880, face aos 5600 condomínios que geria em 2014.

Na rede LDC, no ano passado, a média de quotas mensais de condomínio na área da grande Lisboa rondava os 52 euros, no grande Porto 54 euros, no Algarve a média mensal foi pouco superior a 51 euros, enquanto no resto do País a média não ultrapassou os 34,6 euros mensais. A média da quota mensal de condomínio, a nível nacional, fixou-se nos 48 euros, em 2015.

A atividade de administração de condomínios revela uma trajetória de crescimento, assente nas necessidades de cada vez mais, consumidores que optam pela administração profissional de condomínios, tendo em conta a disponibilidade de metodologias e instrumentos necessários para resolver os problemas dos seus edifícios.

A LDC tem vindo a ajustar os seus planos de serviço às reais necessidades dos condomínios, apresentando soluções que vão desde a administração, aos serviços de limpeza e manutenção, permitindo uma gestão integrada de todos os serviços, bem como opções de seguros para prevenir eventuais sinistros.

A operação da LDC foca-se na defesa do património imobiliário e da qualidade de vida das populações, recorrendo a gestores certificados para encontrar a melhor solução a implementar a cada momento, com o objetivo de dar respostas eficientes à gestão diária do edifício, bem como para realizar planeamentos de médio e longo prazo para a manutenção, conservação e reabilitação do parque habitacional, em linhas com as necessidades específicas de cada imóvel.

Análise do sector

O envelhecimento crescente do parque habitacional português e a ausência de oferta de construção nova implicam que as mudanças de habitação se realizem entre edifícios já com alguma idade, onde as condições gerais do imóvel têm um peso muito significativo na escolha da nova casa e na sua consequente valorização.

Por maior que seja o esforço efetuado por uma família na remodelação ou modernização da sua habitação, o valor de mercado do imóvel será fortemente afetado se o condomínio não estiver em boas condições de manutenção e conservação. Contudo, nos últimos cinco anos, assistiu-se a uma forte retração no investimento em obras de beneficiação e conservação dos edifícios, tendo os valores afetos a estes trabalhos decrescido mais de 30 por cento.

O sector de administração de condomínios tem operado numa dicotomia, entre o agravamento dos problemas dos condomínios e o crescimento da atividade. Porém, é precisamente devido ao agravamento dos problemas do parque habitacional que se regista um crescimento da atividade deste sector, tendo em conta o aumento da necessidade de recorrer a profissionais qualificados e especializados que, em conjunto com os condóminos, encontrem as melhores soluções para a gestão e conservação dos edifícios.

O principal desafio da atividade da administração de condomínios em Portugal é a questão cultural. Com o ritmo de vida atual é muito difícil encontrar condóminos com capacidade, vontade e disponibilidade para assumir uma função cada vez mais exigente. A maioria dos condóminos não participa nas decisões do condomínio e falta, sistematicamente, às assembleias de condóminos, um fator que revela que se considera que os problemas do condomínio são responsabilidade dos outros.

Esta mudança de paradigma só será possível quando houver a perceção real de que o condomínio é de todos e que as decisões impactam diretamente o bem-estar de cada família e a valorização, ou desvalorização, do seu património imobiliário.

Se, por um lado, os condóminos necessitam de assumir o condomínio como uma responsabilidade direta, por outro lado, o poder político deve olhar para esta realidade, que impacta diretamente o bem-estar das famílias e a qualidade de vida nos bairros e cidades. É impossível manter um espaço urbano digno, quando nele se inserem edifícios em elevado estado de degradação.

São necessárias políticas públicas que visem aumentar a eficiência e o rigor da gestão dos condomínios. Atualmente verifica-se uma ausência de atenção do poder político face à realidade deste sector. A legislação e regulamentação existentes são inadequadas ou omissas, e adota-se uma atitude passiva face ao contexto fiscal dos condomínios, o que permite que estes se transformem num foco de evasão fiscal e concorrência desleal, por parte dos prestadores de serviços aos condomínios.

Para criar um mercado com regulamentação adequada é necessário instituir medidas legislativas que definam um maior rigor e profissionalismo no sector de gestão de condomínios, quer seja assumida por empresas ou condóminos.


Veja o perfil dessa franquia


PARTNERS:

Bestfranchising Consulting   Aviñal Abogados   Franchise Magazine   Vieira   APF   ACB Braga   Hubweb   FERPOS   Millenium bcp

O melhor directório de franchising na web organizados por sector e actividade. Nosso sistema de procura põe à sua disposição todas as oportunidades de negócio do mercado com a lista de franchising mais completa de Portugal. Confira a informação a respeito dos sectores de seu interesse. Encontre o negócio que mais se ajuste às suas necessidades com ajuda de nossos assessores. Obtenha grátis o seu plano de viabilidade económica e registre-se em nosso boletim de notícias especializado em franchising.


Rss de TopFranquicias.es BestFranchising.pt Todos os direitos reservados 2013 - Sobre uso de dados pessoais Política de cookies

Telemóvel: 00351-91-3305139

Tarifas bestfranchising