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Facturação da Century 21 Portugal cresceu 31%
•Facturação atinge os 20 milhões de euros em 2015
•Volume de negócios mediados aumentou 19% para os 471,2 milhões de euros
•Número de transacções cresce 32%
•Valor médio de transação de venda desce 7% para os 130 mil euros


No balanço da operação de 2015 da Century 21 Portugal, a facturação atingiu aproximadamente vinte milhões de euros, o que revela um aumento de 31%, face aos 14,55 milhões de euros registados em 2014. Entre Janeiro e Dezembro do ano passado, a rede Century 21 Portugal registou um volume de negócios mediado de mais de 471,25 milhões de euros, um valor 19% acima dos 397,6 milhões de euros verificados em 2014.
Na rede nacional Century 21 realizaram-se 7250 transações de venda de imóveis, nos doze meses do ano, que traduzem um aumento de 32%, em comparação com as 5580 transações de venda registadas, no período homólogo de 2014.
Em 2015, as transações de arrendamento mantiveram a tendência descendente, já verificada no ano anterior, e voltaram a diminuir 4%, para as 4233, comparativamente com as 4410 registadas em 2014. O valor médio do arrendamento apresentou uma tendência de crescimento de 3%, atingindo os 550 euros, em 2015, face à média de 532 euros, verificada em 2014. O peso do arrendamento teve um impacto de 37% no volume de transações da rede, demonstrando que este segmento de negócio sofreu um decréscimo de 7% face ao impacto de 44% , registado em 2014.
Entre Janeiro e Dezembro de 2015, os valores médios das transação de venda de imóveis situou-se nos 130 mil euros, o que reflecte uma descida de 7%, face ao valor médio de imóveis transacionados em 2014, que rondaram os 140 mil euros. Valores médios registados trimestralmente nas principais cidades e regiões:

Fonte: CENTURY 21 Portugal, valor médio de imóvel transacionado por trimestre e região/cidade
Outro indicador bastante relevante, na análise de resultados do ano transato, passa pelo número de transacções internacionais realizadas na rede Century 21 Portugal. Durante 2015 foram realizadas 1819 transações de imóveis para clientes internacionais, que demostram uma subida de 18%, face às 1545 transações de venda registadas no segmento internacional, no ano de 2014. Em 2015, ranking o TOP 5 de procura internacional, segundo o site www.century21.pt , foi liderado pela França, Reino Unido, Suíça - o país que regista o maior crescimento de 319%- Brasil e Estados Unidos.
Em termos de expansão, a Century 21 Portugal contou ainda com a entrada em operação de novas lojas, que vieram reforçar a cobertura geográfica da marca nas regiões de Lisboa, Porto, distrito de Santarém, Concelho de Loures, Barreiro, Gaia e Ponta Delgada (Açores). Actualmente, a rede conta com 85 lojas em todo o País.
Para 2016, o plano de negócios da Century 21 Portugal tem como objectivos incrementar a aposta da empresa no mercado internacional, no segmento não residencial, em novas plataformas tecnológicas, para melhorar a produtividade dos colaboradores e a relação com os seus clientes. A Century 21 Portugal irá também desenvolver estruturas locais e recursos operacionais, para aumentar a produtividade das equipas.
Ricardo Sousa, Administrador da Century 21 Portugal, acrescenta: “O mercado imobiliário residencial continua numa fase de estabilização e consolidação. Em 2016 é expectável que o número de transações de venda continue a aumentar de forma progressiva, embora a um ritmo inferior a 2015. Contudo é fundamental prudência e atenção aos indicadores como a taxa de desemprego e rendimento disponível das famílias portuguesas, bem como a sua capacidade de aceder a crédito habitação. A procura internacional continuará a crescer segundo os nossos indicadores, porém, este segmento não impacta todo o território nacional de igual forma. O verdadeiro motor do mercado imobiliário residencial são os portugueses e, para este segmento, a banca e a sua política de crédito habitação irá ser determinante. Do lado da oferta existe uma clara necessidade de obra nova e soluções ajustadas ao mercado nacional e internacional, nos centros das cidades e costa. Por isso, a reabilitação urbana terá um papel chave na dinamização da oferta imobiliária residencial”.
Overview do mercado em 2015
O crédito à habitação foi, sem dúvida, o grande dinamizador do mercado imobiliário residencial nacional. Segundo os dados do banco de Portugal até ao 3º trimestre de 2015 o Montante de Novas Operações de Crédito à Habitação crescia 73%. Este indicador registou a seguinte evolução trimestral:

Fonte: Banco de Portugal, montante de novas operações de crédito habitação por trimestre

Embora muito longe dos valores de 2011 e anos anteriores, a verdade é que a evolução registada no montante de novas operações de crédito à habitação permitiu que muitas famílias portuguesas regressassem ao mercado, para comprar e vender os seus imóveis. Este efeito sentiu-se, sobretudo, nos mercados periféricos, onde se registaram os aumentos mais significativos das transações face ao ano anterior. Contudo, segundo os dados da Confidencial Imobiliário, o valor por m2 dos imóveis vendidos não sofreu significativas alterações:


Foi apenas em algumas zonas de Lisboa, Porto e Algarve, onde a procura internacional se sobrepõe, que houve uma maior pressão nos preços. Contudo, a procura a internacional continuou, em 2015, a representar um papel determinante no mercado imobiliário residencial. Embora em 2015 se tenha assistido a uma ampliação dos perfis das tipologias de clientes internacionais que procuram imóveis Portugal, que passaram do segmento alto para o segmento médio.
Tendências de mercado para 2016
Para a Century 21 Portugal, são vários os factores que irão influenciar o sector imobiliário em 2016. Temas como a reabilitação, o crédito à habitação, a procura internacional, a tecnologia e a crescente profissionalização do sector serão determinantes para enfrentar os desafios futuros desta área de actividade.
O mercado imobiliário residencial continua numa fase de estabilização e consolidação. Em 2016 é expectável que o número de transações de venda continue a aumentar, de forma progressiva, embora a um ritmo inferior ao registado em 2015. Se nas zonas onde se concentra a procura internacional antecipamos uma pressão de subida dos preços, nos restantes mercados, acreditamos que não haverá ainda espaço para um aumento do valor médio dos imóveis, tendo em conta o poder de compra dos portugueses.
De acordo com os indicadores da Century 21 Portugal, a procura internacional continuará a crescer, sobretudo nas zonas de costa, em Lisboa, no Porto, Douro e Alentejo. Porém, este segmento não impacta todo o território nacional de igual forma.
O verdadeiro motor do mercado imobiliário residencial são os portugueses e, neste aspecto, a estratégia da banca e a respectiva política de atribuição de crédito à habitação irão ser determinantes para a evolução do mercado. Por isso é fundamental prudência e atenção aos indicadores macroeconómicos, como a taxa de desemprego e rendimento disponível das famílias portuguesas, bem como a sua capacidade de aceder ao crédito à habitação.
Outro aspecto importante do mercado imobiliário passa pelo facto de, em termos de oferta, existir uma clara necessidade de obra nova e de soluções ajustadas à actual procura do mercado nacional e internacional, sobretudo nos centros das cidades e nas zonas de costa. Neste sentido, a reabilitação terá um papel chave na dinamização da oferta imobiliária residencial.
Nestes últimos anos, a tecnologia mudou as regras principais no sector imobiliário. O Google democratizou o acesso à informação. O agente deixou de ser o guardião da informação imobiliária local e passou a ser o especialista local, que acompanha e ajuda a compreender e decifrar a informação disponível, para que o cliente possa fazer um bom negócio imobiliário.

Também as redes sociais, como o Facebook e o Twitter, vieram alterar, drasticamente, o modo de comunicação e relação com outros agentes imobiliários, clientes, amigos e com o nosso círculo de influência. Os telefones inteligentes- que são autênticos computadores de bolso- vieram revolucionar esta profissão. Estes dispositivos permitem encontrar informação e entrar em contato com os clientes de uma forma mais fácil do que nunca. Mas também mudaram as expectativas dos consumidores. Embora o trabalho dos agentes imobiliários nunca tenha sido um negócio das nove às cinco, os agentes imobiliários estão ainda a aprender a lidar com as novas regras 24h-7, num mundo onde a palavra de ordem é a mobilidade.

O YouTube e todas as novas tecnologias permitem utilizar os vídeos, como nunca antes tinha sido possível, e estão a transformar a forma de promoção dos imóveis e a forma como os consumidores procuram informação sobre o mercado e os imóveis.

As tecnologias de construção, partilha e integração de base de dados já permitiram a chegada da clássica MLS a Espanha, que proporciona agora uma maior cooperação entre agentes imobiliários. Portugal ainda tem este caminho para percorrer e esta deveria ser uma prioridade de todos os operadores do mercado para 2016.

Foi há pouco mais de dez anos que se iniciou a operação Century 21 no mercado nacional. Nessa altura, e apesar de existirem algumas marcas internacionais e nacionais de mediação imobiliária, o sector era caracterizado por uma multiplicidade de pequenas e micro empresas, sem estrutura e pouco profissionalizadas. Actualmente, em Portugal, existem três marcas internacionais que predominam no mercado residencial, uma única associação do sector, uma regulamentação nacional e estes factores têm permitido uma crescente profissionalização e credibilização desta profissão.



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